Negócios

News Corporation aprova sua divisão em duas companhias

Uma delas será dedicada ao entretenimento, com os estúdios 20th Century Fox. A outra será vinculada ao setor editorial, com os jornais The Wall Street Journal e Times

Prédio da News Corporation em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

Prédio da News Corporation em Nova York (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 06h48.

Washington - A gigante da comunicação News Corporation aprovou nesta quarta-feira sua divisão em duas companhias diferentes, pelo que ficariam separados seus setores de entretenimento e de imprensa escrita, após o escândalo das escutas telefônicas, segundo informou o diário The Wall Street Journal.

A cúpula diretiva da empresa se reuniu hoje em Nova York e tomou a decisão, que será anunciada oficialmente nesta quinta-feira, de acordo com a edição digital do citado periódico financeiro, que faz parte do grupo de mídia da News Corporation e cita uma fonte anônima familiarizada com a situação.

O magnata australiano Rupert Murdoch, presidente e executivo-chefe da News Corporation, esteve presente na reunião, segundo a fonte.

Pela decisão, a News Corporation se dividiria em duas empresas diferentes: uma dedicada ao entretenimento, com os estúdios 20th Century Fox, o canal de notícias Fox e as cadeias a cabo da Fox Broadcasting; e outra vinculada ao setor editorial e de imprensa escrita, sob a liderança dos jornais The Wall Street Journal e Times de Londres e da editora HarperCollins.

Na terça-feira, a News Corporation confirmou em comunicado que estava 'considerando uma reestruturação para dividir seus setores em duas companhias cotadas separadamente', depois de o 'WSJ' ter antecipado a notícia.

Murdoch rejeitou essa ideia durante anos, mas começou a considerá-la recentemente devido ao escândalo das escutas telefônicas cometidas pelo dominical News of the World, que propiciaram o fechamento desse periódico, a renúncia de vários de seus diretores e o escrutínio do Parlamento britânico.

Desde de a News Corporation ter confirmado que estava estudando a reestruturação, suas ações no mercado Nasdaq, em Nova York, subiram 11%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresáriosEmpresasEmpresas americanasMídiaNews Corp.PersonalidadesRupert MurdochServiçosWall Street Journal

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem