Negócios

NET é beneficiada pela compra da GVT pela Telefônica, diz Barclays

Banco acredita que o negócio barra a entrada de um grande concorrente no mercado paulista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A operadora de TV por assinatura Net será beneficiada pela provável compra da GVT pela Telefônica, na opinião dos analistas do banco Barclays. A entrada da GVT no segmento de varejo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro era considerada um risco para os negócios de internet por banda larga da NET. No entanto, com a aquisição da Telefônica, este risco se limita somente ao Rio.

Já a corretora Link afirmou, em relatório, que a compra da GVT não deve ter problemas para ser aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a corretora, apesar de o assunto ser polêmico, há grandes chances de que a agência conceda a anuência prévia, dado o precedente da fusão entre Brasil Telecom e Oi.

A subsidiária brasileira do grupo espanhol se dispôs a pagar 48 reais por ação da GVT, 14,3% acima do que a concorrente francesa Vivendi tinha acertado com os controladores da empresa-alvo em meados de setembro.

Segundo comunicado ao mercado, "a operação está condicionada à aquisição de pelo menos 51% das ações da GVT, à dispensa da aplicação dos mecanismos de proteção previstos no seu estatuto (poison pills) e à aprovação pela Anatel".

Na opinião dos analistas, como o controle da GVT é pulverizado, mesmo em um cenário de resistência dos controladores à oferta, as possibilidades de sucesso são grandes, já que a quantidade de ações negociadas no mercado (free float) é de 70%.

Para a Link, o que não é possível prever é qual será a reação da Vivendi com a oferta da Telefônica, uma vez que a companhia francesa está bastante interessada em fortalecer sua atuação em mercados emergentes. Além disso, já existia uma pressão do mercado para que a francesa elevasse o preço de sua oferta.

Os analistas preveem que com a operação, a Telefônica aumentaria a sua cobertura além dos limites de São Paulo, com pouquíssima sobreposição de rede. Além de blindar a forte concorrência no Estado de São Paulo.
 

Às 17h50, os papéis preferenciais da Net (NETC4, sem direito a voto) estavam em alta de 2,97%, para  22,50 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame