Negócios

Vale do Rio Doce compra 93% da canadense Canico

Com a transação, mineradora passa a controlar projeto de exploração de níquel no Pará, com início de produção previsto para 2008

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Companhia Vale do Rio Doce adquiriu, nesta segunda-feira (28/11), 93% das ações ordinárias da canadense Canico, o equivalente a 42,118 milhões de papéis. O pagamento foi à vista e correspondeu a 20,80 dólares canadenses (cerca de 17,82 dólares americanos) por papel. A aquisição total chegou a 876 milhões de dólares canadenses (aproximadamente 750 milhões de dólares).

Com a transação, a Vale passa a controlar, também, o projeto de Onça Puma, criado pela Canico para explorar reservas de níquel no Pará a partir de 2008. De acordo com o estudo de viabilidade elaborado pela mineradora canadense, a planta terá capacidade nominal de 57 000 toneladas de níquel por ano. Os investimentos no projeto serão de 1,1 bilhão de dólares.

Maior produtora de minério de ferro do mundo, a Vale do Rio Doce deu mais um passo para diversificar seu portfólio de produtos com a aquisição da Canico. No acumulado até setembro, a brasileira produziu 179 milhões de toneladas de minério de ferro, uma expansão de 12% sobre igual período do ano passado, além de 27,051 milhões de toneladas de pelotas (3,3% de alta). Apesar destes dois produtos responderem por 94% do volume de produção da empresa no período, a Vale do Rio Doce vem investindo em outras frentes, como o minério de manganês, ferro ligas, bauxita, alumina, alumínio, cobre, potássio e caulim.

A intenção da companhia é adquirir todo o controle da Canico. Para isso, a empresa decidiu estender até 8 de dezembro a oferta de aquisição, a fim de que os acionistas que ainda não aderiram à oferta possam avaliar as condições e participar. Quem não o fizer será forçado a vender os papéis compulsoriamente, já que a Vale do Rio Doce irá recorrer à Seção 300 do British Columbia Business Corporation Act, que lhe permite comprar as ações remanescentes no mercado pelo mesmo preço da oferta.

Após a operação, o Conselho de Administração da Canico será reformulado. Também será solicitada a saída da mineradora canadense da lista de empresas da bolsa de Toronto, a Toronto Stock Exchange.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame