Eike Batista: a licença atesta a viabilidade ambiental do projeto (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo - A MPX anunciou hoje (30/7) que obteve da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Maranhão uma licença prévia para construir e operar o projeto de usinas a gás natural MPX Parnaíba. O complexo será instalado no município de Santo Antônio dos Lopes, no estado do Maranhão.
A licença atesta a viabilidade ambiental do projeto, que prevê a implantação de usinas a gás natural que, somadas, podem chegar a 1.863 MW. O terreno para a implantação das usinas já foi adquirido e está localizado a 50 km de uma subestação de 500 kV e 30 km do ponto de captação de água. O projeto de engenharia da usina foi desenvolvido para diferentes configurações, considerando a utilização das tecnologias de ciclo combinado, ciclo aberto e também motores.
O gás natural para suprimento das usinas potencialmente será suprido pela produção dos blocos detidos pela OGX Maranhão, sociedade formada entre a MPX (que detém 33,3% do capital social) e a OGX Petróleo e Gás, em parceria com a Petra (as duas possuem 66,7% da companhia).
Neste mês, a OGX Maranhão iniciou a perfuração do prospecto Califórnia, localizado no bloco PN-T-68, e a expectativa é que a conclusão aconteça em cerca de 70 dias.
"A integração entre a geração de energia e o suprimento de gás natural na Bacia do Parnaíba serão um diferencial competitivo importante para a MPX", afirmou Eduardo Karrer, CEO da MPX, em comunicado ao mercado. "Acreditamos que a geração térmica a gás natural terá papel cada vez mais importante na vida dos brasileiros".