Negócios

Montadora chinesa Dongfeng chega ao Brasil este ano

Uma das três maiores fabricantes de carro da China está em busca de concessionária para importar e distribuir a marca no país

Variedade: alguns dos modelos fabricados pela Dongfeng na China

Variedade: alguns dos modelos fabricados pela Dongfeng na China

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

São Paulo - No dia 20 de outubro, uma comitiva de diretores da montadora chinesa Dongfeng Motors promoverá um evento para empresários na capital paulista com um objetivo claro: encontrar parceiros para trazer seus carros ao Brasil ainda este ano.

A estratégia da companhia, uma das três maiores do mercado automotivo chinês, é encontrar uma rede de concessionárias que possa importar e distribuir os modelos por aqui para depois, de acordo com os resultados, abrir uma fábrica da marca no Brasil.

"Com essa futura fábrica, a Dongfeng poderia exportar seus produtos para os demais países da América do Sul", diz Jean Apolidorio, da consultoria de negócios Hong Ji, que está assessorando a chegada da Dongfeng ao país.

Ainda não há definição de quais modelos e tipos de veículos serão comercializados pela empresa no Brasil. Mas, inicialmente, não há intenção de entrar no ramo de caminhões.

A Dongfeng é uma estatal chinesa de capital aberto, que fatura cerca de 3,7 bilhões de reais ao ano. A holding fabrica caminhões, ônibus, veículos de passeio e esportivos, auto-peças e ainda mantém parcerias com grandes montadoras estrangeiras na China, como Nissan e Peugeot-Citroen.

A comitiva da companhia que chegará ao país será composta por quatorze diretores de diversos ramos do grupo. Em cinco dias, os executivos visitarão entidades, empresas e possíveis parcerias nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Também vão aproveitar para entender como funciona e quais são as expectativas do setor automotivo brasileiro.

Leia também: Como as montadoras chinesas querem dominar o mercado brasileiro

Leis mais sobre o Setor Automotivo.

Acompanhe as notícias de negócios do site EXAME no Twiter.
 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaChinaConcessionáriasIndústriaIndústrias em geralInvestimentos de empresas

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem