Negócios

Lucro do banco espanhol BBVA despenca 94%

O espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) registrou uma queda de 94% no lucro líquido do quarto trimestre de 2009, para 31 milhões de euros (US$ 43,5 milhões), ante os 519 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam lucro de 1,07 bilhão de euros. A queda […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) registrou uma queda de 94% no lucro líquido do quarto trimestre de 2009, para 31 milhões de euros (US$ 43,5 milhões), ante os 519 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam lucro de 1,07 bilhão de euros.

Além disso, o BBVA teve 1,05 bilhão de euros em despesas para ajustar o valor de sua franquia nos EUA e separou 533 milhões de euros em provisões para cobrir perdas com empréstimos imobiliários comerciais da unidade norte-americana. Nos últimos anos, o BBVA, que possui o maior banco do México e a segunda maior rede bancária da América Latina, comprou quatro bancos nos EUA.

Agora, o BBVA enfrenta condições econômicas desafiadoras em todos os seus principais mercados. Suas provisões para perdas com empréstimos também incluem 200 milhões de euros para o segmento de bens imóveis na Espanha, 164 milhões de euros para crédito ao consumo na Espanha e em Portugal e 73 milhões de euros para cartões de crédito no México.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

De olho em mercado promissor, empresas chinesas de materiais de lítio investem no exterior

Inovar é preciso: este é o melhor caminho para começar uma carreira em inovação

Após cortes em sua divisão de TV e na Pixar, Disney demite mais 300 pessoas

No RS, o desafio da reconstrução pós-enchente em meio a novas catástrofes climáticas Brasil afora