Negócios

Luce exerce opção de venda e Cemig amplia fatia na Light

De acordo com especialistas, o movimento já era esperado desde o fim da Rio Minas

Sede da Cemig: empresa passa a ter cerca de 52 por cento do capital social e votante da Light (.)

Sede da Cemig: empresa passa a ter cerca de 52 por cento do capital social e votante da Light (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

São Paulo - A Cemig anunciou na manhã desta quinta-feira que a Enlighted Partners Venture Capital exerceu a sua opção de venda de parcela no controle da Light.

A empresa norte-americana possuía as cotas da Luce Investiment Fund, que detém 75 por cento da Luce Brasil Fundo de Investimento em Participações, que, por sua vez, é detentora indireta, por meio da Luce Empreendimentos e Participações, de 13,03 por cento do capital total da Light.

A possibilidade de compra desta participação já havia sido sinalizada pela estatal mineira em 24 de março, e a Luce tinha até a quarta-feira para divulgar sua decisão.

Em março, a Cemig afirmou que o preço das cotas, caso a opção fosse exercida, era de 340,4 milhões de dólares. Com a opção de venda, a Cemig passa a ter cerca de 52 por cento do capital social e votante da Light.

"O fechamento dessa operação está condicionado ao atendimento de determinados requisitos contratualmente estabelecidos, bem como à aprovação dos órgãos competentes, assim como, nos casos em que for necessário, dos agentes financiadores e debenturistas da Light e de suas controladas", disse a Cemig em comunicado.

Em dezembro de 2009 a Cemig adquiriu as participações da Andrade Gutierrez e da Equatorial Energia na Light, num processo de reestruturação do bloco de controle da empresa. Assim, a companhia mineira passou a ter 39 por cento das ações da distribuidora e geradora fluminense por 1,6 bilhão de reais.

Antes dessa reestruturação, as quatro empresas --Cemig, Andrade Gutierrez, Equatorial e Luce-- tinham 52 por cento da Light por meio da Rio Minas Energia, que foi extinta nesse processo.

"A notícia é neutra para as empresas. O movimento já era esperado desde o fim da Rio Minas", diz o analista do setor de energia elétrica da Brascan Corretora, Rafael Quintanilha.

As ações da estatal mineira operavam em queda de 1 por cento no início dos negócios desta quinta-feira, enquanto a Light subia 2,5 por cento. O Ibovespa caía 0,75 por cento.

Leia mais notícias sobre a Cemig

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CemigEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasServiçosVendas

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego