Invest

Localiza tem lucro 10% maior no 4º trimestre; ações caem

A empresa registrou lucro de 442,1 milhões de reais no quarto trimestre, avanço de 10% em relação a igual etapa de 2020

Localiza: companhia alega que financiamento tinha como objetivo honrar imposto devido por acionistas da Unidas (Localiza Hertz/Divulgação)

Localiza: companhia alega que financiamento tinha como objetivo honrar imposto devido por acionistas da Unidas (Localiza Hertz/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 10h58.

Última atualização em 23 de fevereiro de 2022 às 12h18.

A Localiza, maior empresa de locação e gestão de frota de veículos do país, anunciou na terça-feira um lucro líquido para o quarto trimestre um pouco abaixo das estimativas de analistas, dada a menor receita com a venda de veículos seminovos.

A empresa registrou lucro de 442,1 milhões de reais no quarto trimestre, avanço de 10% em relação a igual etapa de 2020.

O resultado do período, porém, ficou levemente abaixo da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 461,8 milhões de reais.

Segundo a companhia, seu resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) de outubro a dezembro somou 935,4 milhões de reais, avanço ano a ano de 24,3%, embora também tenha ficado abaixo da previsão média de analistas, de 966,5 milhões de reais.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

A divisão de aluguel de carros, que inclui serviços de gestão de frotas, apontou crescimento de 27,6% na receita líquida trimestral, para 1,64 bilhão de reais, enquanto as divisões de seminovos tiveram receita líquida de 996,2 milhões de reais, 37,4% abaixo ante igual período de 2020.

As vendas de seminovos caíram 51% no quarto trimestre, mas o desempenho foi parcialmente compensado pelo aumento de 28,2% no preço. Mesmo assim, essa foi a principal causa do recuo de 8,3% na receita total da empresa, para 2,63 bilhões de reais.

Às 10h46 desta quarta-feira, as ações da Localiza caíam 5,7% e eram a principal queda dentre os papéis do Ibovespa, que subia 0,62%.

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou em dezembro a fusão da Localiza com a segunda maior do setor, Unidas, mediante vendas de ativos, incluindo a marca Unidas.

A Localiza informou no mês passado que sofreu uma interrupção parcial de alguns de seus sistemas devido a um incidente de segurança cibernética.

Acompanhe tudo sobre:AçõesLocalizaBalanços

Mais de Invest

Rappi vira farmácia para entregar remédios em 10 minutos no Brasil

Brasil ganha novo bilionário após IPO do Agibank em Nova York

SoftBank consolida recuperação com lucro bilionário na OpenAI

Hermès supera 16 bilhões de euros em receita com força da Birkin