Exame Logo

Investidor pede fusão das cadeias Staples e Office Depot

Starboard Value LP pediu a fusão das cadeias de materiais de escritório Staples e Office Depot, argumentando que a empresa combinada teria maior economia

Staples: fusão traria sinergias de pelo menos 2 bilhões de dólares (Tim Boyle/Bloomberg)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2015 às 15h20.

Última atualização em 30 de agosto de 2017 às 19h38.

O investidor ativista Starboard Value LP pediu a fusão das cadeias de materiais de escritório Staples e Office Depot, argumentando que a empresa combinada teria maior economia.

O fundo de hedge detém participação de 5,1 por cento na Staples desde o mês passado e elevou a participação na Office Depot para cerca de 10 por cento.

Veja também

A fusão traria sinergias de pelo menos 2 bilhões de dólares, mais que duplicando os lucros operacionais, afirmou o fundador e presidente-executivo da Starboard, Jeffrey Smith, em carta ao presidente-executivo da Staples, Ronald Sargent, nesta terça-feira.

"Se ficar claro para nós que você não tem nenhuma intenção de levar a sério esta oportunidade única e altamente atraente, ficará claro que uma mudança significativa de liderança será necessária para a Staples", disse Smith.

A Staples, cadeia de materiais para escritório e líder do mercado dos Estados Unidos, disse que se encontrou com a Starboard Value para discutir as ideias, e considera cuidadosamente medidas que possam criar valor para os acionistas.

Office Depot disse que não comenta rumores e especulações.

Uma fusão ajudaria a conter a intensa competição de lojistas online, como a Amazon.com, e de grandes varejistas, como o Wal-Mart Stores, que vendem os mesmos produtos mas por um preço menor.

A magnitude do valor criado a partir de uma combinação seria muito superior a qualquer coisa que uma das empresas poderia atingir de forma independente, disse Smith.

Acompanhe tudo sobre:EscritóriosFundos de investimentoFundos hedgegestao-de-negociosStaples

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame