Negócios

Inbev finaliza compra da cervejaria Anheuser-Busch

Cervejaria belgo-brasileira passa a se chamar Anheuser-Busch Inbev e será a maior produtora mundial de cerveja

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A cervejaria belgo-brasileira InBev divulgou nesta terça-feira a finalização da compra da norte-americana Anheuser-Busch por 52 bilhões de dólares. Com a negócio, a empresa - cujo novo nome será Anheuser-Busch InBev - passa a ser a maior produtora mundial de cerveja. À frente das operações da companhia nos EUA, estará o presidente da AmBev, o brasileiro Luiz Fernando Edmond.

O executivo-chefe da InBev, Carlos Brito, classificou a operação como "uma transação histórica". O negócio custará à empresa 70 dólares por ação. O acordo foi aceito pelos acionistas da Anheuser-Busch - fabricante da Budweiser - em 12 de novembro; dois dias depois ocorreu a autorização do Departamento de Justiça dos EUA.

A InBev recorreu a um empréstimo de 45 bilhões de dólares, mais um adicional de empréstimo-ponte de 9,8 bilhões de dólares - que poderá ser convertido em emissão de ações - para concluir o negócio. Os papéis do novo grupo serão negociadas na Bolsa de Bruxelas, compondo mais de 200 marcas, como Stella Artois e Becks, além da própria Budweiser.

Água no chope

Para aprovar a transação entre as duas cervejarias, o Ministério de Comércio da China impôs restrições ao negócio, como novos investimentos naquele país. A Inbev também propôs um acordo com o governo americano em que se propunha a abrir mão da comercialização da marca canadense Labatt nos EUA. Após a proposta, a transação foi aprovada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame