Exame Logo

GM desafia Tesla ao prometer carros elétricos rentáveis para 2021

Os planos da fabricante representam um desafio direto para a Tesla, que ainda não se tornou rentável e está lutando para ter preços mais acessíveis

A GM está buscando desenvolver uma plataforma de veículos elétricos totalmente nova (Norihiko Shirouzu/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 11h50.

A General Motors planeja lançar uma nova família de veículos elétricos em 2021 que custará menos para ser produzida e gerará lucro para a montadora líder dos Estados Unidos, disse a presidente-executiva Mary Barra à investidores na quarta-feira.

Os planos da fabricante representam um desafio direto para a especialista em veículos elétricos e deficitária Tesla, que ainda não se tornou rentável e está lutando para ter preços mais acessíveis.

Veja também

"Estamos comprometidos com um futuro portfólio de veículos elétricos que será lucrativo", afirmou Barra durante a Barclays Global Automotive Conference em Nova York.

Os veículos elétricos e autônomos - conhecidos na indústria como EVs e AVs, na sigla em inglês - são vistos como os principais pilares do transporte futuro, mas a Tesla, Ford Motor e outras montadoras ainda estão trabalhando para ganhar dinheiro com eles.

A GM está procurando sair desse padrão ao desenvolver uma plataforma de veículos elétricos totalmente nova que irá acomodar vários tamanhos e segmentos, para serem vendidos por diferentes marcas da GM nos EUA e na China, afirmou Barra, acrescentando novos detalhes à agressiva estratégia da GM em modelos elétricos.

No início de outubro, a GM disse que planejava lançar 20 novos veículos elétricos até 2023, mas não forneceu detalhes específicos.

Em comparação, a rival Ford disse que planeja introduzir 13 veículos elétricos - principalmente modelos híbridos movidos a gasolina e eletricidade - até 2022.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros elétricosGM – General MotorsMontadorasTesla

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame