Exame Logo

Fornecedor pede falência de Lojas Americanas em Vara do Rio

BM&F Bovespa pede esclarecimentos à rede de varejo sobre requerimento da factoring Athenabanco

Lojas Americanas: lucro de 37,7 milhões de reais no segundo trimestre (Lia Lubambo/EXAME)

Tatiana Vaz

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 17h42.

São Paulo – A Lojas Americanas teve um pedido de falência requerido pela Athenabanco Fomento Mercantil. A falência foi requerida na 4ª Vara Empresarial da cidade do Rio de Janeiro. A empresa é uma das maiores factoring do país e tem sede na capital paulista. O pedido foi divulgado na seção de Falências Requeridas do jornal Valor Econômico de hoje.

A BM&F Bovespa disse, por meio de nota em seu site, estar consultando a empresa sobre o requerimento de falência veiculado na imprensa.

Veja também

Procurada por EXAME.com, a Lojas Americanas afirmou* que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ainda não disponibilizou acesso ao processo.

De acordo com a companhia, todos os valores, negociados por meio de fornecedores com a factoring Athenabanco, e que a empresa tenha conhecimento, estão pagos. "Além disso, não são significativos e não comprometem a saúde financeira da Lojas Americanas", afirmou em comunicado.

No segundo trimestre, a Lojas Americanas teve lucro de 37,7 milhões de reais, valor 13 % menor em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi pressionado pelo aumento de despesas administrativas, cujo salto foi de 32,8% entre janeiro e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os aportes feitos na expansão da rede de lojas e melhorias das operações da B2W também contribuíram para que o endividamento da companhia chegasse a 5,5 bilhões de reais no final de junho.

* Atualizado às 13h48

Acompanhe tudo sobre:AmericanasB2WComércioEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas de internetFalênciasVarejo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame