Ferramentas dos Titãs: livro sobre hábitos de personalidades de sucesso ganha nova edição
Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a obra de Tim Ferriss é dividido em três seções: “Saudável”, “Rico” e “Sábio”. Leia a seguir o primeiro capítulo do livro:
Última atualização em 17 de abril de 2023 às 16h10.
Livro "Ferramentas dos Titãs", de Tim Ferriss (Intrínseca/Divulgação)
I. SAUDÁVEL
"Quando me despojo do que sou, torno-me o que poderia ser"Lao Tzu
"Não é sinal de saúde estar adaptado a uma sociedade profundamente doente"J. Krishnamurti
"No fim das contas, vencer é dormir melhor"Jodie Foster
"Não sou a mais forte. Não sou a mais rápida. Mas sei sofrer muito bem", diz Amelia Boone
AMELIA BOONE
Amelia Boone (TW: @ameliaboone, ameliabooneracing.com) foi chamada de “a Michael Jordan da corrida de obstáculos” e é considerada a atleta mais consagrada do mundo nesse esporte.
Desde o surgimento da modalidade, ela acumulou mais de trinta vitórias e cinquenta pódios. Na competição World’s Toughest Mudder de 2012, que dura 24 horas (ela completou 145 quilômetros e cerca de trezentos obstáculos), terminou no segundo lugar GERAL, entre mais de mil competidores, 80% dos quais eram homens.
A única pessoa que a superou terminou apenas oito minutos à sua frente. Suas maiores vitórias incluem o Spartan Race World Championship e a Spartan Race Elite Point Series, e ela foi a única pessoa a vencer três vezes o World’s Toughest Mudder feminino (2012, 2014 e 2015). Venceu o campeonato de 2014 oito semanas após uma cirurgia no joelho. Amelia foi também três vezes finalista da Death Race, é advogada da Apple em tempo integral e pratica ultramaratona (qualificada para a Western States 100) durante o tempo livre.
O que você colocaria em um outdoor?
“Ninguém deve nada a você.”
Melhor compra de Amelia por 100 dólares ou menos
“Curativos à base de mel de manuka.” Amelia tem cicatrizes nos ombros e nas costas por conta de ferimentos com arame farpado.
Livro mais presenteado ou recomendado
House of Leaves, de Mark Danielewski. “É um livro que você tem que segurar, porque há partes em que precisa virá-lo de cabeça para baixo para ler. Em certas páginas, o texto vira um círculo... É um livro e uma experiência sensorial completa.”
Em quem você pensa quando ouve a palavra “bem-sucedido”?
“Triple H é um bom exemplo [de alguém que fez extremamente bem a transição de atleta para executivo de negócios]. Portanto, Paul Levesque.” (Ver página 156.)
Gelatina hidrolisada + beterraba em pó: Já consumi gelatina como tratamento para reparar o tecido conjuntivo. Não usei por muito tempo porque a gelatina ganha uma textura que lembra cocô de gaivota quando misturada com água gelada. Amelia salvou meu palato e minhas articulações me apresentando à versão hidrolisada Great Lakes, que se mistura de maneira mais fácil e suave. Acrescente uma colher de sopa de beterraba em pó, para evitar o gosto de casco de vaca. Amelia usa a marca BeetElite antes da corrida e antes do treinamento, por causa dos benefícios à resistência, mas eu sou muito mais radical: uso para fazer balas de goma azedas low-carb quando a minha versão esfomeada tem ânsia por carboidrato.
RumbleRoller: Imagine o cruzamento entre um rolo de espuma e um pneu de caminhão monstro. Rolos de massagem fizeram muito pouco por mim nos últimos anos, mas esse aparelho de tortura teve um impacto positivo e imediato em minha recuperação. (Também ajuda a dormir quando usado antes de ir para a cama.) Advertência: comece devagar. Tentei imitar Amelia e usei por mais de vinte minutos em minha primeira sessão. No dia seguinte, me senti como se tivesse sido posto dentro de um saco de dormir e arremessado contra uma árvore durante algumas horas.
Rolar o pé sobre uma bola de golfe no chão para aumentar a flexibilida de do tendão do jarrete. É infinitamente mais útil do que uma bola de lacrosse. Ponha uma toalha no chão para diminuir o risco de acertar a bola na cara de seu cachorro e arrancar um dos olhos dele.
SkiErg da Concept2 para treinar quando a parte inferior do seu
corpo estiver lesionada. Depois de uma cirurgia no joelho, Amelia usou essa máquina de baixo impacto para manter a resistência cardiovascular e se preparar para o World’s Toughest Mudder 2014. Kelly Starrett (página 150) também é fã desse aparelho.
Agulhamento a seco: Eu nunca tinha ouvido falar disso antes de conhecer Amelia. “[Na acupuntura] o objetivo é não sentir a agulha. No agulhamento a seco você espeta a agulha no ventre muscular e tenta fazê-lo se contorcer. A contorção é o relaxamento.” A prática é indicada para músculos muito tensos, exageradamente contraídos, e as agulhas não são deixadas dentro do corpo. Não faça isso na panturrilha... a menos que você seja masoquista.
Sauna para resistência: Amelia constatou que fazer sauna aumenta sua resistência, um conceito que desde então foi confirmado por vários outros atletas, incluindo o ciclista David Zabriskie, sete vezes vencedor do U.S. National Time Trial Championship. Ele considera o treinamento de sauna um substituto mais prático que as tendas de simulação de altitude elevada. No Tour de France de 2005, Dave venceu a modalidade contrarrelógio individual da etapa 1, tornando-se o primeiro americano a vencer etapas em todos os três Grand Tours. Zabriskie derrotou Lance Armstrong por segundos, marcando uma velocidade média de 54,676 quilômetros por hora (!). Agora faço sauna pelo menos quatro vezes por semana. Para descobrir a melhor maneira de usá-la, consultei outra convidada do podcast, Rhonda Patrick. Sua resposta está na página 35.
FATOS ALEATÓRIOS
Amelia come biscoitos recheados Pop-Tarts como parte de seu ritual de café da manhã antes de uma competição.
Seu recorde de double-unders (pular corda passando-a duas vezes sob os pés em um único salto) contínuos é de 423, uma marca capaz de impressionar todos os praticantes de CrossFit. Ela parou em 423 double-unders porque estava muito apertada para urinar. Amelia também foi campeã estadual de pular corda no
terceiro ano do ensino fundamental.
Amelia adora treinar corrida na chuva e no frio, porque sabe que seus concorrentes provavelmente vão desistir em tais condições. Isso é um exemplo de “treinar no pior cenário” para se tornar mais resiliente (veja a página 518).
Ela é uma talentosa cantora a capella e fez parte do grupo Greenleafs, na Universidade de Washington, em St. Louis.