Negócios

Fábrica da Toyota na Venezuela fechará por duas semanas

Fábrica fechará temporariamente diante de atrasos na liberação cambial por parte do governo


	Linha de montagem da Toyota: governo do presidente Nicolas Maduro está tentado obter mais dólares para as empresas, especialmente importadores
 (Osman Orsal/Reuters)

Linha de montagem da Toyota: governo do presidente Nicolas Maduro está tentado obter mais dólares para as empresas, especialmente importadores (Osman Orsal/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 16h45.

Caracas - A Toyota vai fechar sua fábrica na Venezuela por duas semanas no final deste mês por falta de matéria-prima, diante de atrasos na liberação cambial por parte do governo da Venezuela, disse um funcionário senior da empresa nesta quarta-feira.

O governo do presidente Nicolas Maduro está tentado obter mais dólares para as empresas, especialmente importadores, em meio à escassez que é amplamente atribuída à burocracia da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi) e à uma década de controles cambiais.

"Há uma paralisação planejada a partir de 28 de outubro até 11 de novembro, porque tivemos vários atrasos com o Cadivi", disse o funcionário, que pediu para não ser identificado, adicionando que a fábrica produziria menos 450 carros por causa disso.

De acordo com a organização nacional de montadoras da Venezuela, Cavenez, a produção de automóveis no país diminuiu em cerca de 30 por cento nos primeiros nove meses deste ano ante o mesmo período em 2012. (Reportagem de Deisy Buitrago)

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaEmpresasEmpresas japonesasIndústriaIndústrias em geralMontadorasToyotaVenezuela

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame