Redação Exame
Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 15h18.
Duas ex-funcionárias da empresa de software Palantir conseguiram atrair a atenção de grandes investidores com uma proposta ousada de usar inteligência artificial para mudar o processo de registro e gestão de patentes.
A startup Ankar, fundada em Londres por Tamar Gomez e Wiem Gharbi em 2024, acaba de levantar US$ 20 milhões em uma rodada Série A liderada pela Atomico, com participação de Index Ventures, Norrsken e Daphni.
A proposta da empresa vai além de simplificar processos burocráticos: o objetivo é transformar a propriedade intelectual, tradicionalmente tratada como um centro de custo, em um ativo estratégico de alto valor no balanço corporativo.
A startup já havia captado £3 milhões (cerca de US$ 4 milhões) em uma rodada seed anterior. As informações foram retiradas da Fortune.
Em um cenário global em que ativos intangíveis, como marcas, algoritmos e, principalmente, patentes, já representam até 90% do valor das empresas listadas no S&P 500, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a Ankar aposta que as corporações precisam repensar como protegem e exploram sua propriedade intelectual. Isso é ainda mais urgente com o avanço da IA generativa, que pode facilitar a replicação de ideias e inovações por concorrentes.
Ao usar modelos de linguagem avançados, a plataforma da Ankar realiza buscas em mais de 150 milhões de registros de patentes e 250 milhões de publicações científicas.
O sistema automatiza a descoberta de “arte prévia”, ou seja, inovações similares já registradas, e sugere áreas com maior potencial para a obtenção de novas patentes. O resultado é uma economia significativa de tempo e esforço dos escritórios jurídicos, que conseguem concentrar esforços em atividades mais estratégicas.
A startup atua em um gargalo que ainda custa caro para departamentos jurídicos e de inovação, que é obter uma patente pode levar até 24 meses, envolvendo pesquisas manuais, redação complexa e defesas junto aos examinadores. Em empresas com grandes portfólios de inovação, esse processo lento pode impactar diretamente o valor de marcado, os planos de expansão e a defesa contra concorrentes.
A solução proposta pela Ankar permite que equipes internas e escritórios especializados aumentem a produtividade em até 40%, segundo os próprios clientes da empresa. Empresas como a gigante de cosméticos L’Oréal e o escritório global Vorys já estão usando a ferramenta.
Jean-Yves Legendre, gerente de inteligência competitiva em propriedade intelectual da L’Oréal, afirmou à Fortune: “A Ankar entendeu de patentes, falou nossa linguagem e se adaptou às nossas necessidades”.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.
EU QUERO PARTICIPAR DE TREINAMENTO VIRTUAL COM CERTIFICADO SOBRE FINANÇAS.