Negócios

Ecorodovias vê recuperação no volume movimentado em Santos

Empresa de logística acredita em recuperação no volume de contêineres movimentado em seu terminal no Porto de Santos


	Porto de Santos: primeiro trimestre deste ano o volume de contêineres movimentados caiu 5,9% em relação a igual período de 2012
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Porto de Santos: primeiro trimestre deste ano o volume de contêineres movimentados caiu 5,9% em relação a igual período de 2012 (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 12h02.

São Paulo - A empresa de logística Ecorodovias acredita em recuperação no volume de contêineres movimentado em seu terminal no Porto de Santos, o Tecondi, segundo o presidente da companhia, Marcelino de Seras, em teleconferência com analistas.

No primeiro trimestre deste ano, o volume de contêineres movimentados na operação de cais do Complexo Tecondi caiu 5,9 por cento em relação a igual período de 2012.

Mas para Seras, a consolidação dos serviços no complexo adquirido pela Ecorodovias no ano passado e o atraso na entrada em operação de dois novos terminais no Porto de Santos devem favorecer a movimentação de contêiners em Tecondi.

"As expectativas para o segundo trimestre e para o resto do ano são muito positivas, basicamente em função da consolidação e também pela captura de serviços em função dos atrasos decorrentes da licença de operação nos dois terminais que estavam previstos para este ano", afirmou.

Segundo o executivo, os terminais da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) e da Brasil Terminal Portuário (BTP) em Santos, devem entrar em operação no segundo semestre deste ano, contra uma previsão inicial de que ocorreria no primeiro semestre.

Questionado sobre a queda na margem Ebitda das operações do Complexo Tecondi no primeiro trimestre, passando de 33,4 para 30,1 por cento na comparação anual, Seras acredita que ela voltará a subir até o fim de 2013.

"Temos convicção de que a margem atingirá os 35 por cento neste ano, tendo em vista uma série de serviços que foram reconfirmados e contratos de um a 2 anos assinados".

MP dos Portos

O executivo evitou fazer muitos comentários sobre a Medida Provisória dos Portos, aprovada nesta quinta-feira pela Câmara dos Deputados, considerando que a regulamentação ainda deverá passar pelo Senado e receber sanção da presidência.

Ainda assim, Seras disse acreditar na renovação por mais 25 anos nos contratos de concessão feitos após 1993.

"Todos os terminais após 93 estão facultados a terem prorrogação por mais 25 anos. A Ecorodovias mantém convicção de que contratos do terminal, que foram pactuados, vão ser prorrogados por mais 25 anos", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EcoRodoviasEmpresasEmpresas abertasInfraestruturaPortosSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Negócios

Quem quer pão e dividendos: Olivier Anquier atrai R$ 3,4 mi para abrir novas unidades do Mundo Pão

Férias de julho: 10 dicas para viajar com crianças gastando pouco

Grupo Boticário aumenta serviços de maquiagem e skincare em lojas. O objetivo: dobrar o ticket médio

A nova aposta da bilionária Indigo, de estacionamentos, no Brasil: saber tudo sobre quem estaciona

Mais na Exame