Exame Logo

Daimler espera expandir cortes para diminuir diferenças

Marca premium Mercedes-Benz busca diminuir a diferença de rentabilidade ante rivais

Prédio da Daimler na Alemanha:  montadora foi deixada para trás pelas competidoras desde que saiu de um conturbado divórcio com a Chrysler em 2007 (Bernadett Szabo/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 09h26.

Berlim - O presidente-executivo da Daimler , Dieter Zetsche, disse que a fabricante alemã de carros e caminhões continuará a cortar custos, num momento em que sua marca premium Mercedes-Benz busca diminuir a diferença de rentabilidade ante rivais.

A montadora foi deixada para trás pelas competidoras desde que saiu de um conturbado divórcio com a Chrysler em 2007. A Mercedes foi superada em vendas e lucros tanto pela Audi quanto pela BMW.

"Nossas medidas de eficiência estão tendo um impacto em todas as divisões e vamos estruturalmente salvaguardar e expandir essas medidas", disse Zetsche a acionistas na assembleia geral anual da empresa, nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros e impostos (Ebit) da unidade Mercedes-Benz Cars chegou a 6,2 por cento das vendas em 2013, ficando abaixo da margem automotiva de 10,1 por cento da Audi e de 9,4 por cento da BMW.

A Daimler já vinha mirando uma redução de custos de 4 bilhões de euros (5,5 bilhões de dólares). Até o final de 2014, a empresa busca uma poupança anual de 2 bilhões de euros na Mercedes-Benz Cars e de 1,6 bilhão de euros em cortes de custos e ganhos de receita na Daimler Trucks.

Até 2020, a montadora espera conseguir que metade de suas vendas venha de carros de passeio. Hoje, a Ford ainda conta muito com a venda e caminhões e caminhonetes, mas espera mudar isso até lá. Eles também pretendem dobrar a frota de carros híbridos no período.
  • 2. BMW

    2 /9(Andrew Harrer/Bloomberg)

  • Veja também

    Depois de um ano de vendas desanimador nos Estados Unidos para sua série 1, a BMW pretende substituí-la aos poucos no país pela nova série 2. Os novos modelos devem chegar às lojas ainda no primeiro trimestre deste ano.
  • 3. Volkswagen

    3 /9(Joshua Lott/Reuters)

  • Para tentar se recuperar de um ano de vendas fraco nos Estados Unidos, a Volkswagen anunciou que levará novos modelos para os Estados Unidos e investirá 7 bilhões de dólares na produção americana. Seus planos de se tornar a maior montadora do mundo em quatro anos permanecem de pé.
  • 4. Hyundai

    4 /9(Daniel Acker/Bloomberg)

    A montadora apresentou o Genesis, seu sedan de luxo, para tentar abocanhar um pedaço do mercado dominado pela Nissan, BMW, Lexus e Mercedes-Benz. O carro deve chegar às lojas em setembro.
  • 5. Lamborghini

    5 /9(Nelson Ching/Bloomberg)

    A montadora, conhecida por seus carros esportivos de luxo, anunciou o início da produção do Urus, seu primeiro SUV desde o Rambo Lambo, nos anos 1990, para 2017. Ela planeja acompanhar suas concorrentes no mercado de SUVs de luxo, que já conta com Porshe, Maserati e Bentley entre as novas fabricantes.
  • 6. Cadillac

    6 /9(Andrew Harrer/Bloomber)

    A marca da GM anunciou que espera triplicar suas vendas nos próximos 10 anos. Para isso, irá concentrar esforços em se livrar do grande estoque nos Estados Unidos, que cresceu por conta de um ano em que, apesar de as vendas terem aumentado, não atingiram o patamar esperado.
  • 7. Land Rover

    7 /9(Jonathan Lurrie/Bloomberg)

    A marca da britânica Jaguar confirmou que irá investir em novos modelos, além das já anunciadas novas fábricas no Brasil e na China, para competir com as alemãs BMW, Audi e Daimler. Eles consideram, até, abrir uma nova fábrica na Arábia Saudita.
  • 8. Tesla

    8 /9(Daniel Acker/Bloomberg)

    Depois de registrar recorde de vendas para o quarto trimestre de 2013, a companhia de carros elétricos espera um “crescimento meteórico para 2014”, disse Jerome Guillen, vice-presidente da companhia. Eles vão dobrar o número de funcionários para dobrar as vendas, além de inaugurar 80 estações de recarga pelo mundo.
  • 9. Agora, veja 10 carros esportivos incríveis apresentados no Salão de Detroit

    9 /9(Daniel Acker/Bloomberg)

  • Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCortes de custo empresariaisDaimlerEmpresasEmpresas alemãsgestao-de-negociosIndústriaMercedes-BenzMontadoras

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame