Consórcio liderado pela CCR arremata linhas 8 e 9 da CPTM por R$ 980 mi
A concessão e prevê investimentos de 3,35 bilhões de reais ao longo do contrato de 30 anos, sendo 2,6 bilhões nos primeiros seis anos
Estadão Conteúdo
Publicado em 20 de abril de 2021 às 18h53.
O Consórcio Via Mobilidade, liderado pela CCR , venceu nesta terça-feira o leilão para concessão das linhas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM ), com oferta de 980 milhões, um ágio de cerca de 202% sobre o valor mínimo.
A concessão e prevê investimentos de 3,35 bilhões de reais ao longo do contrato de 30 anos, sendo 2,6 bilhões nos primeiros seis anos. A concessão prevê modernização de 35 estações; construção de duas novas e a compra de frota de mais de 30 composições novas.
- Assine a EXAME e conte com a ajuda dos maiores especialistas do mercado.
O governo paulista assume a obrigação de concluir obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer adequações nas estações Morumbi (integração com Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).
O grupo da CCR bateu as ofertas feitas pelos consórcios Integração, liderado pela Ibérica Holding (519,5 milhões de reais); a do Mobitrens, liderado pela Comporte (787,7 milhões de reais); e a do Itapemirim Encalso, (400 milhões de reais).
A CCR é a principal operadora privada de metrôs em São Paulo, com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro.
O negócio ocorre após a CCR ter vencido há cerca de duas semanas a disputa para concessão de 15 aeroportos do país, distribuídos em dois lotes, num leilão federal realizado também na B3.
As ações da CCR fecharam em baixa de 0,65%, enquanto o Ibovespa recuou 0,72%.