Exame Logo

Como o McDonald's está mudando a vida das funcionárias gestantes

Programa Laços Dourados, do McDonald's, tem maior adesão na pandemia, aumenta o número de consultas das gestantes e diminui as internações na UTI neonatal

Elisabeth Inácio da Silva, de 24 anos, engravidou em meio a pandemia da covid-19 e recebeu apoio do McDonald's (McDonald's/Reprodução)

Marina Filippe

Publicado em 17 de junho de 2021 às 10h26.

Última atualização em 18 de junho de 2021 às 08h14.

A jovem Elisabeth Inácio da Silva, de 24 anos, engravidou em meio a pandemia da covid-19 . O período que poderia ser bastante solitário, devido ao fato de não ter o pai da criança por perto, nem a família que está no interior de Maceió. Mas, diferente do que ela esperava, houve um acompanhamento atento do time do McDonald's , restaurante no qual ela trabalha na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME

Veja também

Elisabeth, que hoje tem uma bebê de cinco meses, foi afastada durante a gravidez e agora está voltando ao restaurante. Neste período, ela fez parte do programa Laços Dourados, de apoio a funcionárias e dependentes gestantes, com a adição de orientações sobre a covid-19.

"Me senti importante, compreendida e abraçada no momento que mais estava precisando. Durante a gestação. Todo mês uma pessoa entrou em contato comigo, mas eu também tinha a liberdade de ligar e usei bastante esse recurso me acalmou e orientou, quase como uma família", diz.

Ao longo do período, ela recebeu aconselhamento médico, entendeu como se alimentar melhor, quais medicamentos podia tomar, e também os cuidados necessários para ela e a bebê em meio a pandemia. O McDonald's também envia um kit com roupas, brinquedo e mais.

Criado em 2016 como um projeto piloto voltado à identificação e apoio a gestações de risco, a iniciativa Laços Dourados foi ampliada um ano depois para toda a companhia. A partir de então, todas as funcionárias e dependentes grávidas puderam participar e já foram realizados 4.665 atendimentos.

O programa tem como objetivo oferecer suporte no período gestacional, identificar gestações de alto risco e diminuir o índice de prematuridade, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido. São feitos contatos periódicos dos especialistas, que atuam estimulando a adesão ao pré-natal, fornecendo orientações sobre o período gestacional e desenvolvimento do bebê, incentivando o aleitamento materno e estimulando o vínculo mãe-filho.

"Cerca de 59% da equipe de restaurante é feminina e a gravidez é parte da rotina. A pandemia deixou ainda mais evidente a importância desse suporte para as mulheres", diz Mariana Scalzo, diretora de comunicação da Arcos Dorados.

Pandemia

A companhia viu um crescimento no número de atendimentos efetivos desde o início da pandemia, que chegou a ser 37% maior que no período anterior. O número demonstra aumento na adesão das orientações de especialistas que fazem os contatos periódicos com as participantes.

Os indicadores apontam também a efetividade do programa. As funcionárias atendidas tiveram menos complicações na gravidez e com o bebê, tivemos uma diminuição na quantidade média de consultas de urgência e emergência realizadas em pronto-socorro pelas gestantes, sendo uma média de 14,51 consultas por gestante antes do programa e média de 9,78 consultas por gestante em 2020. Além disso, tivemos uma diminuição na porcentagem de casos que necessitaram de UTI neonatal para o bebê, em relação ao número de partos, com 12% em 2019 e 10% em 2020. Outro dado que chama atenção é que 85% delas pararam de fazer uso de substâncias nocivas como cigarro e álcool.

"A pandemia deu maior visibilidade a importância de cuidar da saúde como um todo, e isto é um ponto de atenção maior na gestação. A busca delas pela orientação e os resultados do programa mostram como estamos no caminho certo para impactar as colaboradoras e suas família", diz Scalzo.

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:DeliveryEXAME-no-InstagramMcDonald'sRestaurantes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame