Negócios

Cidade dos EUA processa Eletrobras por corrupção

Segundo documento, três executivos teriam se envolvido em escândalo de propina que teria inflado artificialmente preços das ações da companhia


	Eletrobras: cidade de Providence alegou que a Eletrobras se envolveu em um esquema massivo de propinas
 (Tiago Queiroz)

Eletrobras: cidade de Providence alegou que a Eletrobras se envolveu em um esquema massivo de propinas (Tiago Queiroz)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2015 às 13h36.

São Paulo - A cidade norte-americana de Providence, em Rodhe Island, abriu uma ação contra a estatal brasileira de energia Eletrobras, em que acusa a companhia e três de seus executivos de envolvimento em um escândalo de propina que teria inflado artificialmente os preços das ações, segundo documento entregue ao tribunal.

A ação, que foi registrada na corte federal de Manhattan no sábado, foi aberta em nome de detentores de recibos de ações da Eletrobras na bolsa norte-americana.

A Eletrobras não comentou imediatamente o caso.

No documento, a cidade de Providence alegou que a Eletrobras se envolveu em um esquema massivo de propinas e corrupção que alcançou os mais altos níveis da companhia e do governo brasileiro, que é acionista controlador da elétrica.

A ação cita três grandes empreendimentos da Eletrobras --a usina nuclear de Angra 3 e as hidrelétricas de Jirau e Belo Monte--, que teriam prejudicado os investidores em anos recentes.

A Eletrobras contratou um escritório de advocacia, o Hogan Lovells, para realizar uma investigação sobre eventuais irregularidades em projetos, e criou também uma comissão independente para supervisiosar esses trabalhos.

A cidade de Providence administra investimentos em nome de beneficiários que incluem servidores públicos ativos e aposentados, bem como seus parentes. A entidade comprou ações da Eletrobras nos Estados Unidos desde 2010, segundo a ação.

Investidores, que incluem a cidade de Providence, entraram com ações também contra outra estatal brasileira, a Petrobras, que está no centro de uma investigação de corrupção conduzida pela Polícia Federal brasileira, na Operação Lava Jato, que já envolveu diversas grandes construtoras e políticos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasHoldingsEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EletrobrasCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Negócios

Na era da IA, dados de baixa qualidade tiram sua empresa do jogo

Vai abrir uma franquia? Veja seis pontos que você deve analisar antes de investir

O que está em jogo entre Brasil e Noruega no campo dos negócios

Gigante de energéticos do interior de SC compra fatia de marca de Felipe Titto rumo a R$ 2,5 bilhões