Negócios

Cargill estuda distribuir sua participação majoritária na Mosaic

O interesses dos investidores nas empresas de fertilizantes aumentou depois que a BHP Billiton tentou, sem sucesso, comprar a canadense Potash

Fábrica da Cargill em Minas Gerais (Germano Lüders/EXAME)

Fábrica da Cargill em Minas Gerais (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 17h44.

Toronto - A gigante agroindustrial norte-americana Cargill disse na terça-feira que planeja distribuir sua participação majoritária em uma das maiores produtoras mundiais de fertilizantes, a Mosaic, abrindo caminho para que a BHP Billiton ingresse no negócio.

A Cargill afirmou que distribuirá sua participação de 64 por cento na Mosaic, avaliada em 24 bilhões de dólares, a seus acionistas e detentores de dívida.

O interesses dos investidores nas empresas de fertilizantes aumentou no ano passado depois que a BHP Billiton tentou, sem sucesso, comprar a canadense Potash por 39 bilhões de dólares. A oferta foi bloqueada pelo governo canadense, que alegou que não beneficiava o país.

Os investidores de mineração afirmaram que a distribuição a ser feita pela Cargill poderia eventualmente colocar a Mosaic em jogo, com gigantes do setor sendo potenciais licitantes.

A BHP, com base em Londres e na Austrália, e a brasileira Vale são as duas maiores mineradoras mundiais. Atualmente, a BHP não está envolvida no negócio de fertilizantes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasFusões e AquisiçõesNegociaçõesMosaicFertilizantesCargill

Mais de Negócios

Brasileiro de 22 anos cria negócio milionário com IA. E os funcionários não tem nem 25 anos

‘Nunca tínhamos visto uma inflação assim’, diz presidente da Nestlé Brasil sobre o cacau e café

28 franquias baratas a partir de R$ 5.000 para trabalhar de casa (e no interior)

CEOs estão usando tênis com a marca da empresa. O motivo? Estratégia de negócios