Negócios

Calisto Tanzi, fundador da Parmalat, morre aos 83 anos

Famoso pro transformar a Parmalat em um império produtor de laticínios, o ex-proprietário que faleceu no último sábado (01), também já esteve relacionado a escândalos financeiros

Calisto Tanzi: fundador da Parmalat morre aos 83 anos (Getty Images/Getty Images)

Calisto Tanzi: fundador da Parmalat morre aos 83 anos (Getty Images/Getty Images)

O empresário e fundador da multinacional de laticínios Parmalat, Calisto Tanzi, morreu no último sábado, 01, aos 83 anos. Segundo agências de notícias, a causa da morte foi pneumonia.

Tanzi foi um dos empresários mais famosos da Itália, um status alcançado ao levar a Parmalat de uma pequena empresa familiar a uma potência mundial no setor alimentício, especialmente como fabricante de laticínios.

Apesar da fama, Tanzi também esteve envolvido em um dos maiores escândalos fiscais da Itália. Em 2003, um rombo financeiro de 14,5 bilhões de euros foi identificado no balanço patrimonial da empresa italiana, levando-a à falência e a um colapso para seus mais de 150.000 pequenos investidores.

Em 2010, Tanzi renunciou seu cargo na empresa e, em 2011, foi condenado a 8 anos de prisão por especulação abusiva, ou 'agiotagem', e fraude.

Tanzi esteve à frente da Parmalat por 50 anos, desde que assumiu o controle da pequena empresa de leite local de seu avô, na cidade de Collecchio, na Itália, em 1960. Algumas décadas depois, o grupo Parmalat tinha cerca de 130 fábricas em todo o mundo.

 

Acompanhe tudo sobre:Parmalat

Mais de Negócios

Projeto premiado da TIM leva cobertura 4G a 4.700 km de rodovias

De Hard Rock a novo shopping em Santos: os planos do Grupo Peralta para o litoral de SP

Cadeias de fast food 'reféns' de robôs? CEO de rede responde

BPool projeta R$ 200 milhões em 2024 com marketplace da indústria criativa