Banco disse que está adiando sua meta de alcançar um retorno sobre o patrimônio líquido acima de seu custo de capital próprio para 2016 (Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 30 de julho de 2013 às 09h08.
Londres - O Barclays planeja levantar 5,8 bilhões de libras (8,9 bilhões de dólares) de seus acionistas para atender pedidos do regulador financeiro da Grã-Bretanha para que o banco de 320 anos fortaleça suas reservas de capital contra possíveis choques de mercado.
A Autoridade de Regulação Prudencial (PRA, na sigla em inglês), do Banco da Inglaterra, disse nesta terça-feira que o Barclays precisa de 12,8 bilhões de libras extras de capital, mais do que o estimado no mês passado.
O Barclays anunciou a captação de recursos junto com a notícia de que teria um outro encargo de 2 bilhões de libras por vendas problemáticas de produtos e disse que também estava adiando uma importante meta de lucratividade.
O presidente-executivo do Barclays, Antony Jenkins, disse que estava reagindo de forma "rápida e decisiva" para atender ao PRA e que estava feliz com o seu plano, que inclui também a venda 2 bilhões de libras de títulos que são conversíveis em ações e a redução dos empréstimos em mais 65 bilhões a 80 bilhões de libras.
O banco disse que está adiando sua meta de alcançar um retorno sobre o patrimônio líquido acima de seu custo de capital próprio --previamente 11,5 por cento-- para 2016, um ano mais tarde do que Jenkins estipulava anteriormente, na reestruturação de longo prazo revelada em fevereiro.
O banco registrou um lucro antes de impostos de 1,7 bilhão libras para os seis meses encerrados em junho, quase o dobro do seu 871 milhões de lucro anunciado há um ano.
Seu lucro ajustado antes de impostos foi de 3,6 bilhões de libras, pouco abaixo da previsão média de 3,7 bilhões de libras de 22 analistas consultados pela empresa.