São Paulo - As empresas que conseguem formar os melhores líderes são aquelas que sabem identificar talentos, investem em retenção e sucessão. É o que indica um estudo do Hay Group, que ouviu 2.154 pessoas de 100 companhias no Brasil.
A pesquisa é realizada pela consultoria desde 2005 e o ranking das 10 melhores organizações é formado a partir dos resultados de um questionário e da indicação das outras empresas participantes. Este ano, a lista é liderada pela HP.
Entre as empresas do "top 10" de 2014, 91% têm ações efetivas de desenvolvimento para profissionais de todos os níveis. Já entre as demais, só 63% fazem a mesma coisa.
Além disso, enquanto 92% das melhores para liderança dizem que a concorrência tenta recrutar seus talentos, entre as demais esse percentual cai para 72%.
As companhias do ranking também se destacam ao adotar políticas de retenção (81% delas fazem isso, ante 45% das outras) e ao formar sucessores para posições críticas (80% contra 38%).
Nas fotos, conheça as 10 melhores formadoras de líderes do país neste ano e o que cada uma delas faz. É importante lembrar, porém, que as práticas destacadas não necessariamente são as únicas ou as maiores que as companhias adotam. Tais ações apenas tiveram muitas respostas positivas dos entrevistados e, por isso, chamaram a atenção dos pesquisadores do Hay Group.