Rebeca Andrade: ginasta quebrou recorde no torneio brasileiro (Rebeca Andrade no salto do Campeonato Brasileiro — Foto: MeloGym/CBG)
Colaboradora
Publicado em 7 de agosto de 2026 às 11h59.
Rebeca Andrade voltou a mostrar por que segue entre os principais nomes da ginástica artística mundial. Nesta sexta-feira, 7, durante o Campeonato Brasileiro, em Brasília, a campeã olímpica executou um Yurchenko com dupla pirueta (DTY) que recebeu 14,800 pontos, a maior nota registrada em um salto na temporada de 2026.
Apesar da apresentação de alto nível, a ginasta não disputará a final do aparelho. Como realizou apenas um salto, sua nota foi válida exclusivamente para a competição por equipes. Pelo regulamento, é necessário executar dois saltos para concorrer à decisão individual.
A nota de 14,800 foi construída com 5,0 pontos de dificuldade, 9,7 de execução e um bônus de 0,1 pela aterrissagem cravada, superando todas as marcas registradas até agora em competições internacionais neste ano.
Antes do Brasileiro, Rebeca já aparecia entre as melhores da temporada. No Campeonato Pan-Americano, disputado em junho, ela conquistou o ouro no salto com média de 14,549 pontos e havia registrado 14,533 em sua melhor execução individual, marca que dividia com a japonesa Aiko Sugihara.
Embora a ginástica artística não possua um ranking oficial devido às variações de julgamento entre competições, a brasileira agora passa a ocupar isoladamente o topo da lista das maiores notas em um salto único em 2026.
A escolha de realizar apenas um salto foi planejada pela comissão técnica da seleção brasileira e do Flamengo. O objetivo é preservar a atleta e concentrar a preparação para o Campeonato Mundial de Roterdã, na Holanda, entre os dias 17 e 25 de outubro.
Além do salto, Rebeca também treinou exercícios nas barras assimétricas e na trave durante os dias de preparação em Brasília, aparelhos que poderão integrar sua programação no Mundial.
O Mundial de Roterdã será a primeira grande competição do ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A expectativa é que Rebeca lidere a seleção brasileira na busca por um lugar entre as melhores equipes da competição, resultado que garante classificação antecipada para a Olimpíada.
Enquanto isso, o desempenho no Campeonato Brasileiro reforça o excelente momento da ginasta, que retornou às competições neste ano após mais de uma temporada afastada e já volta a estabelecer a principal referência mundial no salto.