-
1. Alcoa é eleita a empresa do ano em sustentabilidade
zoom_out_map
1/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A Alcoa foi eleita a empresa sustentável de 2010 pelo Guia EXAME de Sustentabilidade. Um dos destaques da companhia é a exploração de uma mina de bauxita no coração da Floresta Amazônica com técnicas que minimizam os impactos ambientais. Na foto, o presidente da companhia, Franklin Feder (à esquerda) recebe a premiação.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
-
2. Amanco é premiada por substituição de matérias-primas
zoom_out_map
2/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A Amanco, fabricante de tubos e conexões, se destacou pela substituição de matérias primas por alternativas não poluentes e que não prejudica a saúde dos trabalhadores. A mudança da fórmula de um adesivo plástico, a empresa obteve o Selo Sustentax, que atesta produtos sustentáveis. Na foto, a presidente da empresa, Marise Barroso, recebe a premiação.
-
3. Diálogo com a comunidade destaca práticas sustentáveis da Anglo American
zoom_out_map
3/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Periodicamente a Anglo American realiza encontros com os moradores dos municípios onde está presente. Nas reuniões, junto com a população, a empresa discute decisões de investimentos em projetos sociais. Pela iniciativa, Walter de Simoni, presidente da empresa, recebeu o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade.
-
4. Bradesco investe em educação financeira de população carente
zoom_out_map
4/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Um dos principais motivos que levaram o Bradesco a receber o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade é sua ação de educação financeira. O banco ensina noções de seguros, poupança e investimentos aos moradores do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Quem recebeu o prêmio pela empresa foi seu diretor vice-presidente Júlio de Carvalho Araújo.
-
5. Banco Santander ensina empresas a escolher "fornecedores verdes"
zoom_out_map
5/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A diretora de Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander, Maria Luiza Pinto, recebeu em nome da empresa o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade. O banco foi premiado por suas ações de educação. O curso Sustentabilidade na Prática ensina empresas a usar critérios ambientais para escolher seus fornecedores.
-
6. Braskem é líder global no uso de materiais renováveis
zoom_out_map
6/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A oitava maior petroquímica do mundo, a Braskem, foi uma das premiadas pelo Guia EXAME de Sustentabilidade. A empresa foi a primeira do mundo a inaugurar uma fábrica para produção em larga escala de eteno a partir do etanol de cana-de-açúcar. Ela também é pioneira na produção de "plástico verde". Quem recebeu o prêmio foi o presidente da Braskem, o executivo Bernardo Gradin.
-
7. HSBC procura "líderes ambientais" entre seus funcionários
zoom_out_map
7/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
O banco HSBC criou, há três anos, um programa para incentivar seus funcionários a disseminar práticas sustentáveis. Batizado de "Climate Partnership", o programa treina colaboradores do banco interessados no tema, e os estimula a ensinar a colegas de trabalho e a membros de sua comunidade aquilo que aprendeu. O presidente do HSBC Brasil, Conrado Engel, recebeu o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade.
-
8. Fibria investe em sustentabilidade e gera empregos
zoom_out_map
8/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A Fíbria iniciou em 2010 a construção de uma unidade de plantio de mudas de eucalipto em uma região pobre no sul da Bahia. A expectativa é que a população seja envolvida na produção, e 250 novos empregos devem ser gerados. A empresa foi premiada pelo Guia Exame de Sustentabilidade, e seu presidente do conselho de administração, José Luciano Penido, recebeu a homenagem.
-
9. EDP inaugura postos de abastecimento para carros elétricos
zoom_out_map
9/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Antes mesmo dos carros elétricos virarem realidade no Brasil, a EDP inaugurou em Vitória (ES) e Guarulhos (SP) 16 postos para abastecer este tipo de veículo. Enquanto os carros não chegam, os postos são usados para recarregar 90 bicicletas elétricas que foram doadas pela empresa à Polícia Militar destes estados. Na foto, o presidente da subsidiária brasileira da EDP, Antônio Pita de Abreu, recebe a premiação.
-
10. CPFL ganha prêmio por alternativas para geração de energia
zoom_out_map
10/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Em 2010 a CPFL colocou em operação a usina Baldim, uma termelétrica movida a bagaço de cana-de-açúcar. A potência gerada pela Baldim é capaz de atender à demanda de uma cidade de 200 mil habitantes. Esta e outras iniciativas renderam à empresa o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade, que foi recebido pelo presidente Wilson Ferreira Jr.
-
11. Bunge cria "embalagem verde" para margarina
zoom_out_map
11/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Em 2009 a subsidiária brasileira da Bunge parou de fabricar uma embalagem de plástico para uma de suas margarinas. Em substituição, a empresa desenvolveu uma nova embalagem a partir de uma resina obtida da fermentação do milho, o que a torna biodegradável. O presidente da empresa, Pedro Parente, recebeu o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade.
-
12. Itaú Unibanco busca iniciativas sustentáveis entre os funcionários
zoom_out_map
12/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
O Itaú Unibanco estimula seus funcionários a participar da criação coletiva de iniciativas sustentáveis. As melhores propostas da rede colaborativa de ideias são premiadas. Na foto, o diretor da área de seguros do banco, Zeca Rudge, recebe a premiação.
-
13. Masisa reduziu insumos nos processos de produção
zoom_out_map
13/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A fabricante de painéis de madeira Masisa procura em seus funcionários soluções criativas para um grande desafio: produzir mais com menor quantidade de insumos. Desde a implantação de grupos de melhorias, em 2009, o uso de resina por metro cúbico de painéis produzidos caiu 10,5%. O presidente da empresa, Jorge HIllmann, recebeu a premiação em nome da Masisa.
-
14. Natura educa trabalhadores na extração de óleos vegetais
zoom_out_map
14/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
O óleo de murumuru, usado em cosmétcos, é extraído de uma planta de difícil manejo, o que requer o uso de queimadas. Com uma ação educativa promovida pela Natura, 400 famílias foram orientadas a não empregar mais esta técnica. A ação resultou na preservação de mais de três mil palmeiras das quais o óleo é extraído. Na foto, o vice-presidente de sustentabilidade da empresa, Marcelo Cardoso, recebe a premiação do Guia EXAME de sustentabilidade.
-
15. Philips investe em alternativas econômicas para iluminação pública
zoom_out_map
15/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Um projeto experimental da Philips em Santa Catarina gerou uma economia de 84% no consumo de energia elétrica. A empresa desenvolveu lâmpadas de LED e as disponibilizou para a iluminação pública no município de Pedra Branca. Quem recebeu o prêmio pela companhia foi seu diretor Walter Duran.
-
16. Promon recebe prêmio pelo "sustentômetro"
zoom_out_map
16/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A promon, empresa especializada em projetos de infraestrutura, desenvolveu um "sustentômetro". Trata-se de um indicador para medir o impacto ambiental de seus projetos. A ideia criativa rendeu à companhia o prêmio do Guia Exame de Sustentabilidade. Na foto, o presidente da empresa, Luiz Fernando Rudge recebe a homenagem.
-
17. Suzano calcula tamanho de sua "pegada ambiental"
zoom_out_map
17/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Um passo à frente da concorrência no mercado de papel e celulose, a Suzano criou um inventário corporativo para calcular sua pegada de carbono. Na foto, o presidente da empresa, Antônio Maciel Neto, recebe o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade.
-
18. Unilever reduziu emissão de gases em 35%
zoom_out_map
18/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
Ao alterar a composição de um de seus principais produtos, o sabão em pó Omo, a Unilever conseguiu reduzir em 35% sua emissão de gases causadores do efeito-estufa. O vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever, Luiz Carlos Dutra, recebeu o prêmio do Guia EXAME de Sustentabilidade em nome da empresa.
-
19. Walmart convence fornecedores a repensar processos
zoom_out_map
19/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A gigante do varejo Walmart conseguiu convencer nove de seus principais fornecedores a repensar seus processos de produção para aliar redução de custos a práticas sustentáveis. Na foto, a vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da empresa, Daniela de Fiori, recebe a premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade.
-
20. Whirlpool reduz emissão de substâncias nocivas
zoom_out_map
20/20 (Cláudio Rossi/EXAME.com)
A Whirlpool estabeleceu metas e conseguiu reduzir a emissão de substancias nocivas na produção dos eletrodomésticos. A limpeza de chapas metálicas, que era feita por meio de aquecimento, agora é realizada com outras técnicas, o que minimiza a eliminação de gases nocivos ao meio ambiente. O diretor de Relações Institucionais da empresa, Armando Valle Jr., recebeu a premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade.