As 10 melhores empresas de energia do Brasil

Divulgado pela primeira vez pela Aneel, ranking será levado em conta pela agência para reajuste das tarifas ao consumidor

São Paulo - A Coelce - Companhia Energética do Ceará - é a melhor distribuidora de energia elétrica do país. A avaliação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que divulgou, pela primeira vez, o ranking anual das empresas com melhor serviço no setor.

O chamado DGC, ou Desempenho Global de Continuidade, foi o parâmetro utilizado pela Aneel para classificar as companhias. O indicador leva em conta o número de horas que o consumidor ficou sem energia elétrica e quantidade de interrupções registradas no ano.

Daqui para frente, a posição alcançada pelas distribuidoras determinará em que medida elas diminuirão suas tarifas: quanto pior o serviço, maior será o corte nos preços - e a economia do consumidor.

É o que prevê o 3º Ciclo de Revisão Tarifária, conduzido pela Aneel. O processo, que costuma ocorrer a cada quatro anos, é conduzido para que as companhias diminuam os valores cobrados em função dos ganhos de produtividade obtidos no período anterior.

A Coelce, por exemplo, já anunciou neste ano uma redução média de 7,6%. Para a AES Eletropaulo, que distribui energia na Grande São Paulo, a Aneel definiu um reajuste preliminar de -8,8%. A empresa, 23ª colocada no ranking das 33 grandes distribuidoras de energia do país, irá baixar as tarifas em julho.

As últimas colocadas na lista são Light (31ª posição), que atende a região metropolitana do Rio de Janeiro, Cepisa (32ª), do Piauí, e Celpa (33ª), do Pará.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.