Exame Logo

ArcelorMittal prevê melhora nos próximos meses

Empresa anunciou que o Ebitda no primeiro trimestre foi de US$ 1,565 bilhão, uma queda de 26%

Produção de aço da ArcelorMittal: companhia espera que as vendas de aço aumentem de 2 a 3 por cento em 2013, impulsionado por um aumento de 3 por cento do consumo global  (Sean Gallup/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 08h46.

Bruxelas - A ArcelorMittal , maior siderúrgica do mundo, se recuperou de um final muito fraco de 2012 e previu melhora nos próximos meses, após o aumento dos embarques de aço gerarem resultados maiores que o esperado.

A empresa, que produz de 6 a 7 por cento do aço mundial, anunciou nesta sexta-feira que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no primeiro trimestre foi de 1,565 bilhão de dólares, uma queda de 26 por cento na comparação anual, mas acima da média de 1,36 bilhões de dólares esperados em uma pesquisa da Reuters.

Veja também

ArcelorMittal disse que o valor correspondente seria ainda maior no segundo trimestre, e repetiu sua previsão de que o Ebitda deste ano será maior do que os 7,1 bilhões de dólares de 2012.

Ele espera que as vendas de aço aumentem de 2 a 3 por cento em 2013, impulsionado por um aumento de 3 por cento do consumo global de aço. A empresa acredita que todas as regiões, exceto a Europa, vão ter maior demanda por aço do que em 2012.

A siderúrgica também espera vender cerca de 20 por cento a mais de minério de ferro este ano, principalmente por causa de sua expansão em mineração nos últimos anos.

As expectativas do mercado afundaram desde o início do ano. O SmartEstimate da Thomson Reuters Starmine, que considera as estimativas de analistas de acordo com registros da trajetória anterior, é de um Ebitda de 6,89 bilhões de dólares este ano. O valor médio foi de 7,17 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:ArcelorMittalEmpresasIndústriaSiderurgiaSiderurgia e metalurgia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame