Negócios

Você tem mais [1] matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

Apple investirá US$921 mi em novo centro de dados na Dinamarca

Centro de processamento de dados iniciará as operações no segundo trimestre de 2019 em Aabenraa, no sul da Dinamarca

Apple: centro na Dinamarca responderá pelos serviços online da Apple, incluindo o iTunes Store, a App Store, o iMessage, o Maps e a Siri (Lucy Nicholson/Reuters)

Apple: centro na Dinamarca responderá pelos serviços online da Apple, incluindo o iTunes Store, a App Store, o iMessage, o Maps e a Siri (Lucy Nicholson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de julho de 2017 às 09h57.

Copenhague - A Apple informou nesta segunda-feira que investirá 6 bilhões de coroas dinamarquesas (921 milhões de dólares) em um novo centro de processamento de dados, o segundo no país, que será totalmente alimentada por energia renovável.

Em janeiro, o Facebook também anunciou planos de construir um centro de processamento de dados na Dinamarca, o seu terceiro fora dos Estados Unidos.

A Apple informou que o centro de processamento de dados iniciará as operações no segundo trimestre de 2019 em Aabenraa, no sul da Dinamarca, perto da fronteira com a Alemanha.

A instalação responderá pelos serviços online da Apple, incluindo o iTunes Store, a App Store, o iMessage, o Maps e a Siri para clientes em toda a Europa.

"Estamos entusiasmados em expandir nossas operações de processamento de dados na Dinamarca, e investir em novas fontes de energia limpa", disse à Reuters Erik Stannow, gerente da Apple para os países nórdicos, por e-mail.

"A instalação planejada em Aabenraa, assim como todos os nossos centros de processamento de dados, será alimentada 100 por cento por energia renovável desde o primeiro dia, graças a novas fontes de energia limpa que estamos adicionando", afirmou.

O primeiro centro de processamento de dados da Apple na Dinamarca fica perto da cidade de Viborg e deve iniciar as operações no fim deste ano.

A empresa disse que uma instalação em Athenry, na Irlanda, anunciada em 2015, ainda não começou a ser construída.

"O centro de processamento de dados atualmente está em avaliação judicial", disse uma porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:AppleDinamarcaEmpresas

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise