Negócios

ANP autoriza produção de plataforma Cidade de Mangaratiba

Petrobras poderá iniciar a produção da plataforma Cidade de Mangaratiba, com capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo por dia


	Plataforma da Petrobras: produção fica na área de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos
 (Acordo salgado)

Plataforma da Petrobras: produção fica na área de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos (Acordo salgado)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2014 às 19h08.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a iniciar a produção da plataforma Cidade de Mangaratiba, com capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo por dia, na área de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos.

A informação está na ata de reunião de diretoria da autarquia da semana passada, publicada nesta sexta-feira.

Segundo o documento, a autorização foi concedida antes da aprovação da revisão do Plano de Desenvolvimento desta concessão e está condicionada à aprovação de Documentação de Segurança Operacional.

Em nota à Reuters, nesta sexta-feira, a Petrobras informou que a Cidade de Mangaratiba "está na locação prestes a entrar em produção".

A unidade saiu do estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), em agosto e recebeu neste mês autorizações do Ibama para poder começar a sua operação.

Na mesma reunião, a ANP autorizou ainda que a Cidade de Mangaratiba queime um volume total 81 milhões de metros cúbicos de gás natural nos primeiros 180 dias de operação.

A unidade é uma das três previstas pela petroleira para entrar em operação até o fim deste ano.

As outras duas são a P-61, no campo de Papa-Terra, pós-sal da Bacia de Campos e a Cidade de Ilhabela, que está em processo de ancoragem na área norte do campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.

Desde 2013, a Petrobras colocou em operação nove sistemas de produção, sendo dois neste ano: a P-58, que iniciou a operação em março no Parque das Baleias, na Bacia de Campos, com capacidade de produção até 180 mil barris de petróleo/dia (bpd), e a P-62, que iniciou produção em maio, no campo de Roncador, também em Campos, com capacidade para até 180 mil bpd.

O mercado aguarda com expectativa o anúncio do volume de produção de petróleo da Petrobras de setembro, que deve finalmente bater o patamar histórico alcançado pela companhia em dezembro de 2010, caso o ritmo de crescimento tenha se mantido no mês passado.

"A entrada em operação das nove unidades desde 2013, somadas aos FPSOs Cidade de Mangaratiba, Cidade de Ilhabela e à P-61, a serem instalados neste ano, permitirá que a produção de petróleo da Petrobras cresça 7,5 por cento (com variação de 1 por cento para mais ou menos) este ano", disse a Petrobras em nota.

Acompanhe tudo sobre:ANPCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego