Negócios

Anac se reúne com empresas aéreas após atrasos; autua GOL

A agência vai discutir com as empresas os planos de contingência para a alta temporada de fim de ano


	Avião da GOL: no sábado, a Agência informou que autuou a GOL por falhas na prestação de assistência a passageiros com voos atrasados na sexta-feira 
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Avião da GOL: no sábado, a Agência informou que autuou a GOL por falhas na prestação de assistência a passageiros com voos atrasados na sexta-feira  (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 06h49.

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá se reunir com representantes de empresas aéreas nesta segunda-feira para discutir os planos de contingência para a alta temporada de fim de ano e também os diversos atrasos e cancelamentos registrados no fim da semana passada.

No sábado, a Agência informou que autuou a GOL por falhas na prestação de assistência a passageiros com voos atrasados na sexta-feira no Aeroporto de Guarulhos e na de sábado, no Aeroporto de Brasília. A multa prevista nos autos pode variar de 4 mil a 10 mil reais por infração.

Segundo a Anac, as infrações já analisadas pelos fiscais podem chegar a 300 mil reais, mas o valor total só será conhecido após conclusão da análise de todos os autos.

Ao mesmo tempo, a Agência notificou a TAM, que terá 10 dias, depois de oficiada, para comprovar a prestação de assistência aos passageiros em decorrência de problemas observados em Guarulhos.

Em nota enviada à imprensa, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos afirmou que as condições metereológicas entre a noite de quinta-feira e a madrugada da sexta-feira trouxeram problemas as malhas aéreas, alterando voos e o processo de pouso e decolagem.

Em seu site, a GOL também atribuiu os atrasos às chuvas de quinta-feira. A TAM não pode ser imediatamente encontrada para comentar.

Segundo dados de voos no site da Infraero, às 7h a GOL tinha 4,9 por cento de seus voos atrasados e 12,5 por cento cancelados, enquanto a TAM tinha 1,8 por cento de atrasos e também 1,8 por cento de cancelamentos. A Avianca não registrava atrasos ou cancelamentos, enquanto a Azul tinha 3,3 por cento de seus voos com atraso.

Acompanhe tudo sobre:AnacAviaçãoAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporte

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame