EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
Dando seqüência à estratégia de reforçar sua participação na América do Sul, a Gol Linhas Aéreas passará a operar, também, para Santiago do Chile. A autorização para 21 vôos semanais foi confirmada nesta quarta-feira (26/4) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia aérea, porém, não soube informar quando os vôos serão inaugurados.
A empresa divulgou que, para este trecho, será utilizada a aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 177 pessoas. "Com uma economia forte e registrando alta de crescimento, o Chile é um destino estratégico para a integração econômica da América do Sul", diz Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing e serviços. Com isso, o Chile passa a ser o sétimo destino internacional da Gol. O Peru deve ser o próximo.
A companhia aérea também está interessada em ampliar o número de vôos já em andamento em território nacional. Nesta semana, durante uma conferência com analistas de mercado, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, disse que a empresa está pleiteando novos ';slots'; (horários de vôo), inclusive os que vêm sendo abandonados pela Varig.
"Estamos sempre pleiteando slots disponíveis. Enquanto houver usuários disponíveis, nós vamos pedir autorização à Anac", disse Constantino.
Apesar da alta do petróleo, que fez aumentar os custos com combustíveis da Gol em 7,9%, a empresa fechou o primeiro trimestre do ano com lucro recorde: 160,6 milhões de reais. O número representa um crescimento de 43% sobre o resultado do primeiro trimestre de 2005.