Negócios

Acionistas da Samsung C&T aprovam fusão com Cheil Industries

A fusão, porém, aprovada com 69,5% do voto dos acionistas, não deve encerrar a pressão sobre Lee, aparente herdeiro


	Logo da Samsung: com a fusão, Lee, que tem uma fatia de 23% na Cheil Industries, terá agora maior controle sobre a fatia de 4,1% da Samsung C&T na Samsung Electronics
 (Woohae Cho/Bloomberg)

Logo da Samsung: com a fusão, Lee, que tem uma fatia de 23% na Cheil Industries, terá agora maior controle sobre a fatia de 4,1% da Samsung C&T na Samsung Electronics (Woohae Cho/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2015 às 18h37.

Seul - A família Lee, controladora do conglomerado Samsung, conseguiu uma importante vitória nesta sexta-feira sobre o fundo de hedge norte-americano Elliott Associates, com acionistas aprovando uma fusão de US$ 8 bilhões com duas afiliadas da Samsung designadas para solidificar a força do herdeiro aparente Lee Jae-yong sobre a principal companhia do conglomerado, a Samsung Electronics.

A fusão, porém, aprovada com 69,5% do voto dos acionistas, não deve encerrar a pressão sobre Lee, que agora enfrenta crescente expectativa de acionistas minoritários descontentes, bem como uma possível batalha legal com o fundo de hedge.

Com a fusão, Lee, que tem uma fatia de 23% na Cheil Industries, terá agora maior controle sobre a fatia de 4,1% da Samsung C&T na Samsung Electronics. A expectativa é que Lee herde o comando da Samsung de seu pai doente, o presidente da Samsung, Lee Kun-hee.

Analistas e investidores acreditam que Lee buscará combinar a Samsung SDS com a Samsung Electronics, o que deve elevar mais a fatia de Lee na Samsung Electronics. As ações da Samsung SDS avançaram 9,4% nesta quinta-feira, mas recuaram nesta sexta-feira após a votação dos acionistas. 

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaEmpresas coreanasFusões e AquisiçõesSamsung

Mais de Negócios

Sem venture capital, fintech do setor automotivo levanta R$ 1 bi e quer dobrar de tamanho

Rappi vira farmácia para entregar remédios em 10 minutos no Brasil

Brasil ganha novo bilionário após IPO do Agibank em Nova York

Porto Digital lança quatro programas para negócios em diferentes estágios