A gigante dos eletroeletrônicos Multilaser vai se chamar apenas Multi
Anúncio será feito em agosto e mudança deve terminar no fim de 2023. Investimento será de 100 milhões de reais
Leo Branco
Publicado em 20 de julho de 2022 às 06h00.
Uma das principais fabricantes brasileiras de produtos de consumo, como eletroeletrônicos, a paulista Multilaser passará a se chamar apenas Multi.
A mudança decorre da mudança tremenda no perfil da empresa. Fundada em 1987, pelo empresário de origem polonesa Israel Ostrowiecki, a empresa começou no ramo de cartuchos para as então incipientes impressoras a laser — daí a origem do nome antigo.
De lá para cá, a empresa evoluiu para um portfólio com mais de 5.000 produtos. A maioria deles bem distantes dos artigos de informática, como mouses e teclados, que fizeram a fama da empresa.
“Estamos reafirmando nosso compromisso de levar todas as coisas que carregam tecnologia e que facilitam a vida das pessoas, a um preço justo para os brasileiros. De tablets, smartphones, notebooks e eletroportáteis a motos elétricas”, diz Flávia Drummond, diretora de marketing da Multi, fazendo referência à recente aquisição da startup Watts Mobilidade Elétrica, efetivada em março deste ano.
A companhia liderada por Alexandre Ostrowiecki, filho de Israel, vai investir 100 milhões de reais numa campanha de marketing nas mídias on e offline. Além disso, a nova marca conta com um logotipo com a letra M a ser aplicado em todas as linhas dedicadas à tecnologia, como notebooks, smartphones e tablets.
“As curvas da letra M, que será o ícone da marca, reforçam as conexões e fazem alusão a um aperto único e memorável. Os cantos arredondados convidam e aproximam o consumidor de maneira moderna e humana. E as letras espaçadas constroem a leveza que a companhia busca comunicar,” diz Leo Saito, diretor de criação da Multi.
Hoje em dia o nome Multilaser acaba ficando em segundo plano em muitas linhas de produtos da empresa.
A ambição da Multi com o 'M' estampado nos produtos é ter um logotipo de fácil identificação para os consumidores — algo na linha do que é maçã estilizada, com um pedacinho comido, para identificar os produtos da gigante de tecnologia Apple.
“Nossa vocação é dar acesso à tecnologia. O brasileiro aguarda ter aquela novidade tão desejada a um preço justo", diz Flávia. "Vivenciamos isso, por exemplo, no caso dos fones sem fio, tablets e aspirador robô. Entendemos que, desta maneira, contribuímos para que as pessoas conquistem uma vida mais descomplicada, leve e cheia de possibilidades.”
Para o projeto, a Multi contou com a consultoria da In Brand, com a agência Soko e com o time de sua in-house. O lançamento da campanha está planejado para a segunda quinzena de agosto de 2022.
A mudança de logomarca deve chegar a todos os produtos da Multi até o fim de 2023.
A estratégia vai ao encontro do cenário econômico do País. "Queremos entregar as principais novidades tech ao consumidor que busca, cada vez mais, o melhor custo-benefício e produtos de qualidade", diz Flávia.
A Multi é um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática nacional. A empresa possui um complexo industrial na cidade de Extrema, em Minas Gerais, além de uma fábrica na Zona Franca de Manaus e um laboratório de engenharia na China.
A gama de produtos hoje é distribuída entre as mais de 10 marcas que compõem seu guarda-chuva e estão em mais de 40.000 pontos de venda.
Atualmente, a Multi tem mais de 4.000 funcionários e fatura mais de 6 bilhões de reais ao ano.
VEJA TAMBÉM:
Como uma startup nascida na USP atraiu a gigante WEG, que fatura R$ 23 bilhões
CEO da Oracle Brasil fala sobre método para empresa crescer 3 dígitos