Exame Logo

7 empresas que começaram o ano com novo presidente

Apesar de 2012 estar apenas começando, algumas companhias estão apostando na mudança de gestão desde já

Novos CEOs (Getty Images)

Daniela Barbosa

Publicado em 14 de fevereiro de 2013 às 15h09.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

São Paulo – Algumas empresas já começaram 2012 com uma mudança que interferirá em todo o negócio daqui para frente: um novo presidente. Além da Petrobras , que deve anunciar em fevereiro a substituição de José Sérgio Gabrielli por Maria das Graças Fortes, Usiminas, Schincariol e Xerox têm novos nomes para ocupar o cargo mais importante dentro da companhia. Veja, a seguir, sete empresas que já anunciaram que vão mudar de presidente em 2012:

  • 2. Petrobras e sua primeira mulher como presidente

    2 /8(Agência Petrobras de Notícias/Steferson Faria)

  • Veja também

    Há tempos, rumores de que Maria das Graças Silva Foster, diretora de gás e energia da Petrobras, seria substituta de José Sergio Gabrielli na presidência da estatal circulam no mercado e nesta semana foram confirmados. O nome da executiva será indicado por Guido Mantega na próxima reunião do conselho de administração da companhia, que acontece no dia 9 de fevereiro. Mantega manifestou que vai encaminhar a proposta para o conselho. A saída de Gabrielli deve ser confirmada assim que o nome de Graças for confirmado. Existe uma grande expectativa que Graça, como é conhecida no mercado, adote um estilo de gestão mais técnico e menos político como o de seu antecessor.
  • 3. Usiminas e um argentino no comando

    3 /8(Leonardo Galvani/Divulgação/Usiminas)

  • O conselho de administração da Usiminas aprovou, há pouco mais de uma semana,  a indicação de Julián Eguren, da Ternium, como novo presidente da siderúrgica. O executivo substituirá Wilson Brumer no comando. Tudo indica que Eguren assuma de fato o comando da companhia a partir de abril, quando vence o contrato de Brumer após dois anos à frente da siderúrgica. Eguren era presidente das operações da Ternium no México e trabalha para a companhia argentina desde 1987.
  • 4. Yahoo!

    4 /8(Divulgação/PayPal)

    O Yahoo! nomeou Scott Thompson, atual presidente de uma unidade do eBay, a PayPal, como seu novo CEO, que tem como missão recuperar o negócio de publicidade online da empresa. O anúncio foi feito em meio a mudanças no conselho de diretores do Yahoo, que demitiu Carol Bartz do cargo de CEO em setembro do ano passado. Thompson assumiu o comando do Yahoo! em 9 de janeiro, enquanto o conselho, do qual ele também fará parte, negocia a venda de algumas participações valiosas em companhias de internet asiáticas e a potencial venda de uma fatia no próprio Yahoo! para investidores de private equity.
  • 5. Schincariol

    5 /8(BETO BARATA)

    A cervejaria Schincariol anunciou na última semana que Gino de Domenico é seu novo presidente. Domenico já atuava na cervejaria como vice-presidente de operações, desde 2008. Antes de ingressar na Schincariol, o executivo trabalhou na Unilever, em posições de direção, por onze anos. O executivo assume o cargo oficialmente em 1º de fevereiro, com a missão de liderar o novo ciclo de crescimento da Schincariol, segundo a empresa. Adriano Schincariol, que ocupava a cadeira de presidente até então, deverá atuar à distância como consultor da direção.
  • 6. Rim e agora apenas um CEO

    6 /8(Sean Gallup/Getty Images)

    Após  pressão dos acionistas em razão do fraco desempenho da empresa, a RIM decidiu abandonar o modelo de gestão com dois CEOs e trocar o seu comando. A partir de agora a fabricante do BlackBerry será presidida pelo executivo alemão Thorsten Heins, que até então era seu COO. O executivo está há quatro anos na RIM, tendo trabalhado antes na Siemens. Ele substitui Jim Balsillie e Mike Lazaridis, que dividiam as funções de CEO e chairman.

  • 7. Renault do Brasil

    7 /8(NaBUru38/Wikimedia Commons)

    O anúncio foi feito no ano passado, mas passa a valer a partir de março, quando Olivier Murguet assumirá o cargo de presidente da operação brasileira da Renault. O executivo vai substituir Jérôme Stoll, que vai para o cargo de vice-presidente comercial do grupo. O novo presidente da Renault do Brasil é até agora diretor comercial da região Américas.
  • 8. Xerox do Brasil

    8 /8(Divulgação)

    A Xerox do Brasil também anunciou recentemente um novo nome para ocupar o cargo mais importante na companhia. Depois de atuar por dois anos como presidente da Xerox Chile, o executivo Ricardo Karbage vai  assumir a presidência da empresa no país. Ele assume o cargo deixado pelo israelense Yoram Levanon. O executivo será responsável pela gestão da estratégia da empresa e suas unidades de negócio em todo o território nacional, bem como a supervisão da operação comercial para todo o portfólio de produtos e serviços, marketing, suporte e relações com clientes da subsidiária brasileira.
  • Acompanhe tudo sobre:EficiênciaEstratégiagestao-de-negociosGovernançaReestruturaçãoSucessão

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame