Exame Logo

6 empresas que vão ganhar dinheiro com as Olimpíadas 2012

Esqueça os patrocinadores – tem gente grande lucrando bastante com os Jogos de Londres

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2012 às 12h10.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.

Um dos participantes do TOP é a rede de fast food McDonald’s . Seu atual acordo com o Comitê Olímpico Internacional vai até 2020. Em troca do apoio aos jogos, o McDonald’s detém a exclusividade de venda de lanches na vila olímpica. Para tanto, construiu a maior loja da rede do mundo, capaz de atender a 1.200 pessoas por hora nos momentos de pico. A expectativa da rede é de faturar 3 milhões de libras (cerca de 9,7 milhões de reais) durante os 19 dias de jogos.
  • 2. Acer

    2 /7(Acer)

  • Veja também

    A fabricante taiwanesa de equipamentos de informática Acer é uma novata no programa TOP. Ingressou em 2009 e renovou o contrato para os jogos de Londres. Nestas Olimpíadas, a Acer é a fornecedora oficial dos equipamentos de TI, aparelhando a vila olímpica, a central de imprensa e os escritórios da organização, entre outros.
  • 3. Visa

    3 /7(Philippe Ramakers/Stock.XCHNG)

  • Com contrato até os Jogos de 2020, a Visa também é outro participante do programa TOP. Em troca de seu apoio ao evento, a Visa detém a exclusividade para fornecer os meios de pagamento dentro da vila olímpica. Os visitantes, por exemplo, só poderão pagar suas despesas com a bandeira Visa.
  • 4. Panasonic

    4 /7(Sean Gallup/Getty Images)

    A japonesa Panasonic aderiu ao TOP em 1987. Desde então, ganhou o direito de fornecer, com exclusividade, todos os equipamentos para a transmissão dos jogos pela TV. Neste ano, o desafio será a transmissão em 3D. Se for bem-sucedida, a iniciativa entrará para a história como a primeira cobertura de um evento com essa tecnologia.
  • 5. P%26G

    5 /7(Luciana Cavalcanti/Você S.A.)

    A Procter & Gamble ( P&G ) também é uma novata no TOP. A empresa de bens de consumo aderiu ao programa em 2010, com um contrato para a participação em cinco jogos. Entre outros direitos, a P&G criou um espaço exclusivo na vila olímpica para que os atletas e suas famílias relaxem, ganhem tratamentos com os produtos da P&G, tenham serviço de lavanderia, etc. Além disso, a P&G é responsável pelo centro dentário da vila olímpica, aparelhado para atendimentos de rotina e casos de emergência dos atletas.
  • 6. Coca-Cola

    6 /7(Divulgação)

    A Coca-Cola é uma das fundadoras do programa TOP, em 1986. Desde então, tornou-se a fornecedora exclusiva de bebidas não-alcóolicas em todas as vilas olímpicas. A expectativa da Coca-Cola é os Jogos de Londres gerem vendas de 23 milhões de doses de bebidas (latas, copos, etc). É claro que refrigerante e esportes não combinam muito – e diversos ativistas criticam o vínculo do Comitê Olímpico Internacional com a Coca-Cola.
  • 7. A maior loja do McDonalds no mundo

    7 /7(Getty Images)

    Veja agora a loja que o McDonald's construiu na Vila Olímpica de Londres

  • Acompanhe tudo sobre:AcerAlimentaçãoBebidasCoca-ColaComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaEsportesFast foodFranquiasMcDonald'sOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasP&G (Procter & Gamble)PanasonicRefrigerantesRestaurantessetor-de-cartoesVisa

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame