-
1. Vestiram o pijama
zoom_out_map
1/26 (Caio Meirelles/Creative Commons)
São Paulo – De acordo com o horóscopo chinês, 2013 é um ano regido pela serpente, o que significa que é palco de grandes acontecimentos que podem entrar para a história, assim como o ocorrido em 1989, com a queda do muro de
Berlim e 2001, com os ataques às torres gêmeas World Trade Center, nos
Estados Unidos, anos regidos pela serpente. Para inúmeras
empresas, 2013 foi marcado por mudanças turbulentas, principalmente na liderança. Um exemplo disso foi com o gigante de softwares
Microsoft que, após 33 anos tendo Steve Ballmer como o coração da companhia, assistiu sua renúncia no mês de agosto. Veja, a seguir, outras empresas que perderam seus comandantes por crise, ou porque eles optaram por vestir o pijama.
-
2. Steve Ballmer - Microsoft
zoom_out_map
2/26 (Divulgação)
Em agosto, Steve Ballmer, presidente-executivo da
Microsoft, surpreendeu a todos anunciando sua aposentadoria. Rumores indicam que a saída do executivo tenha sido acelerada para a Microsoft antecipe a transição de uma empresa de softwares, para uma companhia de dispositivos e serviços.
-
3. Gerhard Cromme - ThyssenKrupp
zoom_out_map
3/26 (Wolfgang Rattay/Reuters)
Semanas após ser criticado por sua participação em escândalos recentes que a empresa enfrenta, relacionados a pagamentos de subornos e gastos excessivos, Gerhard Cromme, presidente do conselho de administração, anunciou a saída do cargo. De acordo com depoimento dado na época, o executivo apoiava uma renovação no conselho.
-
4. Ricardo Flores - Brasilprev
zoom_out_map
4/26 (Divulgação/Previ)
Após quatro meses à frente da Brasilprev, o presidente Ricardo Flores renunciou ao cargo por razões pessoais e familiares. Em seu lugar, ficou Miguel Cícero Terra Lima, até então diretor comercial e de marketing da empresa.
-
5. Nildemar Secches - BRF
zoom_out_map
5/26 (ALEXANDRE BATTIBUGLI)
Conforme antecipado pela revista EXAME, o presidente do conselho de administração da BRF, Nildemar Secches, deixou o cargo no início deste ano, após decidir não concorrer a um novo mandato.
-
6. Marcio Rocha Mello - HRT
zoom_out_map
6/26 (Edu Monteiro/EXAME.com)
O fundador e presidente da petrolífera brasileira HRT Participações em Petróleo, Marcio Rocha Mello, renunciou ao cargo em maio. O empresário, no entanto, não vestirá completamente o pijama: será membro do Conselho de Administração da companhia.
-
7. Jonathan Browning - Volkswagen
zoom_out_map
7/26 (Jamie McCarthy/Getty Images)
O presidente Jonathan Browning informou, nesta semana, sua saída da Volkswagen. Segundo comunicado enviado à imprensa, o executivo alegou a renúncia por motivos pessoais.
Quem ocupará seu lugar será Michael Horn, de 51 anos.
-
8. João Damato - Kimberly-Clark
zoom_out_map
8/26 (RLC Press)
Recentemente, a multinacional americana Kimberly-Clark confirmou a saída do presidente João Damato. Quem substituirá o brasileiro será Sergio Cruz, atual gestor das operações da companhia no leste europeu.
-
9. Mike Duke - Walmart
zoom_out_map
9/26 (Getty Images)
A Walmrt Stores anunciou que seu presidente, Mike Duke, de 63 anos, deixará a empresa para se aposentar. Para seu lugar, a companhia nomeou Doug McMillon, executivo que está há anos no Walmart.
-
10. Peter Voser - Shell
zoom_out_map
10/26 (Divulgação/Shell)
Outro presidente que anunciou que sairá de cena é Peter Voser, da Shell. A partir de 2014, o executivo não será mais presidente da petroleira. Quem assumirá seu posto será Ben van Beurden, atual diretor de abastecimento da empresa.
-
11. Dan Akerson - GM
zoom_out_map
11/26 (Chip Somodevilla/Getty Images)
-
12. 21- Lululemon
zoom_out_map
12/26 (Wikipedia)
A grife canadense Lululemon, conhecida mundialmente por criar roupas para ioga e ginástica, anunciou nesta terça-feira que irá repaginar o comando do conselho administrativo, ocupado pelo fundador da marca, Dennis Chip Wilson, e o da presidência, por Christine Day.
Para a imprensa internacional, a única explicação possível para a renúncia de Christine é que a crise das calças tenha acentuado divergências com o fundador da empresa, Dennis Chip Wilson, represadas há tempos.
Agora, com ambos deixando a liderança da grife, a empresa espera recuperar o fôlego e mostrar porque trabalhar com ioga traz paz aos negócios.
-
13. 22- Inter de Milão
zoom_out_map
13/26 (Getty Images)
Um mês após oficializar a compra do clube Inter de Milão, o indonésio Erick Thohir anunciou que substituirá Massimo Moratti como presidente da equipe. A decisão foi tomada após eleição que destituiu Moratti do cargo depois de 18 anos no comando.
Thorir e seus sócios, Rosan Roeslani e Handy Soetedjo, juntos, possuem 70% das ações do time italiano.
-
14. 24- Acer
zoom_out_map
14/26 (Wikimedia Commons)
Em meio à crise, Stan Shih, fundador da Acer, a quarta maior fabricante de computadores do mundo, assumirá a presidência da companhia.
Inicialmente, JT Wang, iria presidir a fabricante até junho de 2014, no entanto, com os maus resultados da empresa, ele renunciou, fazendo com que Shih assumisse imediatamente.
-
15. BMW
zoom_out_map
15/26 (EXAME.COM)
-
16. Hospital Alemão Oswaldo Cruz
zoom_out_map
16/26 (EXAME.COM)
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciará 2014 sob novo comando. Depois de sete anos na presidência do hospital, José Henrique do Prado Fay completará 65 anos, a idade máxima permitida para um executivo da casa.
-
17. Winfried Bischoff - Lloyds Banking Group
zoom_out_map
17/26 (EXAME.COM)
Esse ano, Winfried Bischoff, presidente do Lloyds Banking Group informou que irá vestir o pijama a partir de maio do próximo ano. Bischoff, de 72 anos, assumiu a companhia em julho de 2009, enquanto o banco tentava lutar para conter grandes prejuízos decorrentes da aquisição da HBOS.
-
18. Alfredo Saenz - Santander
zoom_out_map
18/26 (EXAME.COM)
Após uma prolongada batalha judicial, Alfredo Saenz, de 70 anos, deixou o cargo de presidente-executivo no
Santander. Em comunicado, o banco afirmou que Saenz saiu voluntariamente e agradeceu por seu trabalho no banco, período em que a instituição quadruplicou de tamanho.
-
19. Fábio Barbosa - BG Group
zoom_out_map
19/26 (EXAME.COM)
Depois de voltar de uma licença médica, o brasileiro Fábio Barbosa, diretor financeiro do BG Group, anunciou sua saída da empresa britânica de petróleo e gás.
-
20. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira - EBX
zoom_out_map
20/26 (EXAME.COM)
Em meio à inúmeras crises, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira pediu demissão da vice-presidência do grupo EBX, do ex-bilionário Eike Batista. Segundo o veiculado pela imprensa na época, o cargo havia sido criado especialmente para ele. O pedido de desligamento do grupo ocorreu na mesma época em que o a EBX anunciou parceria com o BTG Pactual, de André Esteves.
-
21. Andrea Mangoni - Telecom Italia
zoom_out_map
21/26 (EXAME.COM)
Quem saiu de cena, pelo menos por enquanto, foi Andrea Mangoni. Pouco mais de uma semana do anúncio de que ele não seria mais o presidente da TIM no Brasil, a Telecom Italia afirmou que o executivo também deixaria o grupo. Mangoni ficou no cargo até abril deste ano.
-
22. Luiz Fazzio - Carrefour
zoom_out_map
22/26 (EXAME.COM)
O diretor-presidente do Carrefour, Luiz Fazzio, anunciou, em dezembro, sua saída da multinacional. Em nota divulgada à imprensa, a empresa afirmou que o executivo deixou o cargo para seguir novos rumos em sua vida profissional.
-
23. Franz Humer - Roche
zoom_out_map
23/26 (EXAME.COM)
-
24. Glenn Britt - Time Warner Cable
zoom_out_map
24/26 (EXAME.COM)
-
25. Mark Pitt - Sherwin-Williams
zoom_out_map
25/26 (EXAME.COM)
O comando da Sherwin-Williams, uma das maiores fabricantes de tintas do mundo, vai mudar a partir de 2014 no Brasil. A companhia anunciou na última terça-feira que Mark Pitt, atual presidente da empresa no país, vai se aposentar e Freddy Carrillo assumirá o cargo a partir de janeiro do próximo ano.
-
26. Veja, também, 15 empresas brasileiras que ganharam donos estrangeiros
zoom_out_map
26/26 (Getty Images)