15 empresas que iniciaram 2014 sob novo comando
Walmart, Danone Brasil e Sony estão entre as companhias que começaram o ano com novo presidente
Da Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 05h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h20.
São Paulo – O ano de 2014 marcou o recomeço para algumas companhias, que entraram no novo ano com outro comando, seja por crise, aposentadoria ou mudança de estratégia. Confira, a seguir, quais empresas estão com novos presidentes este ano:
Doug McMillon assumirá a presidência do Walmart a partir de 1º de fevereiro, no lugar de Mike Duke, que se aposentará. McMillon terá a missão de dar nova vida a empresa, que enfrenta dificuldades com a desaceleração do crescimento em seu país de origem e nas regiões internacionais.
A Danone Brasil também iniciou o ano sob novo comando. O argentino Mariano Lonzano deixará a presidência de lácteos, para assumir a liderança nas operações na América do Norte, que inclui as subsidiárias dos Estados Unidos e Canadá . Em seu lugar, a empresa escalou o italiano Dario Marchetti, que atua na multinacional há 13 anos e está à frente da operação da companhia na Ucrânia.
A Lloyds , tradicional seguradora comercial inglesa com mais de 300 anos, anunciou, pela primeira vez em sua história, uma mulher para o cargo de chefia. A partir deste mês, a veterana Inga Beale, de 50 anos, será a nova presidente-executiva da seguradora, substituindo Richard Ward, que há oito anos atuou na posição e em julho deixou o posto.
A Kimberly-Clark confirmou no final do ano passado a saída do presidente João Damato. Para ocupar o cargo, o executivo escolhido foi o colombiano Sergio Cruz - que atualmente cuida das operações da empresa no leste europeu. Com a troca em janeiro, Damato terá até março para passar as funções ao seu sucessor.
Outro presidente que anunciou que sairá de cena é Peter Voser, da Shell . A partir de 2014, o executivo não será mais presidente da petroleira.
Quem assumirá seu posto será Ben van Beurden, atual diretor de abastecimento da empresa.
Quem assumirá seu posto será Ben van Beurden, atual diretor de abastecimento da empresa.
Dan Akerson, comandante global da GM , iniciará sua aposentadoria neste ano após sua esposa ser diagnosticada com câncer. Para ocupar seu lugar, a vice-presidente executiva de desenvolvimento de produtos globais, Mary Barra , foi eleita pelo conselho de administração.
A partir deste ano, quem está à frente da companhia é Laurent Potdevin, ex-gerente da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), uma dos maiores grupos de luxo liderado por Bernard Arnault. Já o conselho administrativo será presidido por Michael Casey, que atuava como diretor. A troca no comando da grife ocorreu meses depois de momentos de tensão na companhia. O problema teve início em meados de março, quando a marca voltada ao mundo esportivo se deparou com um recall de calças para ioga, o que causou um prejuízo de 600 milhões de dólares.
A Coca-Cola anunciou em dezembro alteração na estrutura de liderança. J. Alexander M. Douglas foi escolhido para comandar as operações da Coca-Cola na América do Norte. Paul Mulligan vai tocar as operações de engarrafamento na mesma região. Na América Latina, Brian Smith será responsável pelos negócios da companhia.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também iniciou 2014 sob novo comando. Depois de sete anos na presidência do hospital, José Henrique do Prado Fay completará 65 anos, a idade máxima permitida para um executivo da casa. Quem assumirá o posto será Paulo Vasconcellos Bastian, braço direito de Fay, que já estava sendo preparado para presidir a instituição.
Em agosto, Steve Ballmer , presidente-executivo da Microsoft , surpreendeu a todos anunciando sua aposentadoria. Até o momento, não há um nome certo para a presidência da companhia, todavia, John Thompson, membro do conselho de administração da Microsoft, afirmou que o anúncio só será feito em 2014.
A Time Warner Cable (TWC), braço de provedor de internet e conteúdo do grupo Time Warner, é uma das companhias que iniciou o ano sob novo comando. Glenn Britt ex-CEO da companhia anunciou que a aposentadoria no fim de 2013. Para ocupar seu posto, a empresa escolheu Robert Marcus.
O comando da Sherwin-Williams, uma das maiores fabricantes de tintas do mundo, mudou com a virada do ano. A companhia anunciou no ano passado que Mark Pitt, até então atual presidente da empresa no país, iria se aposentar. Com isso, Freddy Carrillo é o responsável pela liderança da companhia.
Desde o dia 1º de janeiro, a Sony Eletronics (SEL), divisão da companhia japonesa na área de eletroeletrônicos, está sob novo comando. Trata-se de Michael Fasulo, que substituiu o executivo Phil Molyneux - que está no cargo desde 2010.
Janeiro é um mês de mudança para a Volkswagen , já que Jonathan Browning deixou a companhia por motivos pessoais. A partir deste mês, quem comandará a empresa é Michael Horn.
A divisão farmacêutica da Roche Brasil também entrou em 2014 com novo presidente. O alemão Rolf Hoenger veio substituir Adriano Treve, que ocupava o cargo desde 2008. De acordo com comunicado oficial da companhia, a alteração foi realizada, pois Treve foi comandar a Roche Turquia.
Mais lidas
Mais de Negócios
De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicanaPeugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem éImigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anosAs 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira