13 empresas da onda verde com donos nada naturebas
Conheça pequenas empresas que fizeram a fama por serem amigas da natureza, mas que acabaram compradas por grandes corporações odiadas por seus clientes
Viva a natureza (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2014 às 18h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h14.
São Paulo – Empresas pequenas que vendem produtos 100% naturais e que levantam bandeiras como o meio ambiente e os direitos humanos costumam cair nas graças dos chamados consumidores conscientes. Muitas delas, porém, pertencem a grandes corporações não tão queridas por eles assim. Veja, a seguir, algumas donas inusitadas de marcas da nova onda verde, selecionadas pela Business Insider:
A Ben & Jerry’s é uma das marcas mais famosas de sorvetes dos Estados Unidos, e é conhecida por só utilizar ingredientes naturais e por sua preocupação com o social. Em 2000, ela foi comprada pela Unilever por 326 milhões de dólares.
A Body Shop já foi considerada a empresa de cosméticos mais ética do mundo. Ela se certifica de que todos os componentes utilizados para a confecção de seus produtos não tenham sido testados em animais e suas campanhas por direitos humanos são famosas no mundo todo. Desde 2006, porém, ela é parte da L’Oreal, a maior empresa de cosméticos do mundo e que não abandonou os testes em animais.
4. General Mills é dona da Cascadian Farmzoom_out_map
4/15(Reprodução/Facebook/Cascadian Farm)
A Cascadian Farm é uma das maiores marcas de produtos orgânicos dos Estados Unidos. Eles são conhecidos por seus cereais integrais, barrinhas de cereais, frutas e verduras. Poucos sabem, mas desde 1997, ela pertence à General Mills, uma das 10 maiores empresas de alimentos do mundo.
A Kashi produz cereais, barrinhas de cereais, cookies e até pizzas, tudo orgânico, natural e teoricamente livre de transgênicos. Em 2000, ela foi comprada pela gigante Kellogg’s por 33 milhões de dólares. A aquisição chegou a preocupar consumidores de que a empresa passasse a usar produtos geneticamente modificados, como sua dona. A marca reforçou seu programa anti-transgênicos, mas ainda há pedidos de boicote na internet.
A Burt’s Bees é uma marca de cosméticos que utiliza apenas ingredientes naturais – mel e cera de abelha principalmente, mas também óleos essenciais botânicos, ervas naturais, flores e sais minerais. Em 2007, ela foi comprada pela Clorox, empresa especializada em produtos de limpeza.
A Boca Foods é uma marca de comidas vegetarianas, conhecida por seus hambúrgueres de soja e por seus produtos livres até de ovos. Ela foi comprada, em 2000, pela Kraft Foods, a segunda maior empresa de alimentos do mundo.
A Lightlife Foods produz substitutos vegetarianos e veganos para carnes, que incluem hambúrgueres e até bacon orgânico. Ela pertence à ConAgra, uma das líderes mundiais em comida pré-pronta.
Odwalla é uma produtora de barras de cereais e sucos naturais “frescos” que se diz comprometida com o combate à obesidade. Ela, porém, pertence à Coca-Cola, mais conhecida pelo refrigerante que leva seu nome e que não tem muito de diet.
A Energy Brand é dona das marcas de bebidas para atletas Vitaminwater, Fruitwater e Smart Water. Em 2007, ela foi comprada pela Coca-Cola. Em 2011, a gigante de bebidas foi obrigada a deixar de anunciar a Vitaminwater como “deliciosa e nutritiva” depois de admitir que uma garrafa de 500 ml continha 23 gramas de açúcar.
11. Hershey’s é dona da Dagoba Chocolatezoom_out_map
11/15(Reprodução/Facebook/Dagoba Chocolate)
A Dagoba Chocolate produz chocolates apenas com produtos orgânicos e se diz comprometida em com a redução do consumo de energia e coma menor produção de lixo possível em um processo industrial. Em 2006, ela foi comprada pela gigante Hershey’s.
12. Colgate-Palmolive é dona da Tom’s of Mainezoom_out_map
12/15(Reprodução/Facebook/Toms of Maine)
A Tom’s of Maine vende produtos de higiene pessoal produzidos apenas com ingredientes naturais e em embalagens sustentáveis, como desodorantes e pastas de dentes. Em 2006, a companhia foi comprada pela Colgate-Palmolive. Alguns consumidores reclamaram do novo sabor da pasta e de sua nova embalagem de plástico após a compra.
Para expandir sua linha de produtos saudáveis e competir com a Coca-Cola, que havia comprado a Odwalla, a Pepsi comprou, em 2006, a produtora de sucos naturais Naked Juice. Na ocasião, a fabricante de refrigerantes disse que seu portfólio de bebidas saudáveis estava crescendo em ritmo duas vezes maior que sua linha tradicional.
A Seed of Change é uma empresa especializada em sementes raras produzidas organicamente. Em 1997, a gigante fábrica de doces Mars comprou a pequena companhia, mas a deixou sendo gerida como em seu início, em 1989.
15. Agora, veja 10 gigantes dos negócios famintas por energia verdezoom_out_map
O empreendedor mineiro Rodrigo Abreu fundou a UP2Tech em 2014, enfrentou crises e cresceu. A empresa projeta faturar R$ 500 milhões em 2024, com destaque em e-commerce, games e tecnologia para pecuária