Mundo

Xi Jinping visita tropas chinesas em costa oriental

O presidente da China, Xi Jinping, visitou uma base de treino militar e pediu que o Exército de seu país melhore sua capacidade bélica

O presidente da China, Xi Jinping: Xi ressaltou que os treinamentos são cruciais para melhorar a capacidade do Exército (Jason Lee/Files/Reuters)

O presidente da China, Xi Jinping: Xi ressaltou que os treinamentos são cruciais para melhorar a capacidade do Exército (Jason Lee/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 10h13.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, visitou uma base de treino militar e pediu que o Exército de seu país "melhore sua capacidade bélica" em um momento de alta tensão regional pela ampliação da zona de defesa aérea do regime comunista.

Segundo informou nesta sexta-feira a agência "Xinhua", Xi, que também é líder máximo militar do país asiático, observou ontem os trabalhos de treino dos recrutas no quartel-general da Zona Militar de Jinan, na litorânea província oriental de Shandong.

Xi ressaltou que os treinamentos são cruciais para melhorar a capacidade do Exército "e saber o que falta para lutar em uma guerra".

A visita se produz em um momento de forte tensão entre China e países vizinhos, pela decisão unilateral de Pequim de ampliar sua zona de defesa até as ilhas Diaoyu/Senkaku, controladas pelo Japão mas que o regime chinês reivindica há décadas.

Esta decisão foi recebida com protestos não só de Tóquio, mas também de vários Governos em países da Ásia-Pacífico tais como Coreia do Sul, Austrália, EUA e Filipinas, além da União Europeia.

Ao longo desta semana, aviões japoneses e americanos desafiaram a decisão chinesa e sobrevoaram o espaço aéreo que teoricamente faz parte agora da nova zona de defesa aérea chinesa. Pequim respondeu nesta madrugada com voos militares sobre as ilhas.

Além disso, nesta semana o porta-aviões chinês "Liaoning" cruzou pela primeira vez o Mar da China Oriental, onde se encontra o arquipélago em discórdia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaExércitoJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame