Vulcão pode cobrir de cinzas um raio de até 10 km no Peru

As cinzas começaram no inicio da manhã e geraram uma coluna de 600 metros de altura em cima da cratera do vulcão, situado na região de Moquegua

Lima - O vulcão Ubinas, no sul do Peru, começou a lançar cinzas nesta quinta-feira que podem atingir um raio de até dez quilômetros, anunciaram o Instituto Geofísico do Peru (IGP) e o Instituto Geológico Mineiro e Metalúrgico (Ingemmet).

As cinzas começaram no inicio da manhã e geraram uma coluna de 600 metros de altura em cima da cratera do vulcão, situado na região de Moquegua.

O Comitê Científico de Monitoramento Permanente do Vulcão Ubinas, formado pelo Observatório Vulcanológico do Sul (OVS) do IGP e pelo Observatório Vulcanológico do Ingemmet (OVI), alertou que as cinzas se deslocarão especialmente em direção à região nordeste e afetarão os povoados do Vale do Ubinas.

Entre as localidades que serão mais atingidas estão Yalagua, Lloque, Santa Rosa de Phara e Lucco, também na região de Moquegua.

De acordo com o Comitê, as emissões de cinzas correspondem a pulsos de tremor registrados desde às 4h30 (horário local, 6h30, em Brasília).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.