Mundo

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

O vulcão Kilauea tinha entrado em erupção pela última vez em 2018. Serviço Meteorológico Nacional em Honolulu emitiu um alerta sobre a queda de cinzas

 (Parque Nacional dos Vulcões do Havaí/Facebook/Divulgação/Divulgação)

(Parque Nacional dos Vulcões do Havaí/Facebook/Divulgação/Divulgação)

Isabela Rovaroto

Isabela Rovaroto

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 07h55.

Última atualização em 23 de dezembro de 2020 às 13h06.

O vulcão Kilauea entrou em erupção na noite deste domingo, 20, no Havaí. A situação está evoluindo rapidamente, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). "A lava é enviada em cascata para o lago de água do cume, fervendo da água e formando um novo lago de lava", informou o USGS na última atualização.

O Observatório de Vulcões do Havaí (HVO) registrou um terremoto de magnitude 4,4 localizado abaixo do flanco sul do vulcão Kilauea, que fica na Big Island, uma das ilhas que formam o Havaí, às 22h36 do horário local, de acordo com o alerta. Além disso, emitiu um alerta sobre a queda de cinzas do vulcão. A exposição excessiva às cinzas irrita os olhos e as vias respiratórias.

O HVO elevou o nível de alerta do vulcão de Kilauea para o nível "aviso", e o nível do alerta para a aviação agora é o código “vermelho”, o mais alto disponível.

A erupção foi relatada na cratera Halemaumau do vulcão, disse a Agência de Defesa Civil do condado do Havaí em um tuíte na manhã desta segunda-feira, pedindo aos moradores que ficassem em casa.

"Ventos alísios empurrarão toda e qualquer cinza impregnada rumo ao sudoeste. Uma precipitação é provável no distrito de Kau de Wood Valley, Pahala, Naalehu e Ocean View", acrescentou o tuíte.

O vulcão Kilauea entrou em erupção pela última vez em 2018 e, de acordo com o HVO, já havia mostrado sinais de atividade subterrânea nas últimas semanas e meses, com elevação crescente no cume.

Confira a galeria da erupção do vulcão Kilauea em 2018

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisHavaíVulcões

Mais de Mundo

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai