Vulcão em erupção: atividade do vulcão aumentou na noite de quinta-feira e nas primeiras horas desta sexta (Sutanta Aditya/AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de julho de 2015 às 17h23.
Cidade do México - O Vulcão de Colima, que fica no oeste do México, entrou em uma "fase de atividade permanente" com um deslizamento de terra na face norte da montanha, o que provocou a ativação de medidas preventivas, informaram nesta sexta-feira fontes da Defesa Civil do país.
A atividade do vulcão aumentou na noite de quinta-feira e nas primeiras horas desta sexta, por isso as autoridades decidiram elevar a vigilância sobre a montanha, segundo mensagem postada pelo coordenador nacional de Defesa Civil, Felipe Puente, no Twitter.
Às 9h44 locais (11h44 de Brasília), o vulcão, situado nos limites entre os estados de Colima e Jalisco, expeliu material incandescente pelas encostas sul e sudeste e sofreu um deslizamento de terra na face norte, mas sem lançar cinzas, detalhou Puente.
Diante do aumento de atividade do vulcão, a Defesa Civil determinou a ativação dos protocolos preventivos na região, que incluem a proibição de se aproximar do vulcão em um raio de cinco quilômetros.
Além disso, a Defesa Civil pediu aos moradores das povoações próximas que tomem medidas de prevenção caso haja chuva de cinzas, e que se mantenham atentos aos anúncios deste órgão.
O secretário de Governo do México, Miguel Ángel Osorio Chong, assinalou através do Twitter que as autoridades federais mantêm uma "coordenação permanente" com as estaduais e estão atentas "ao aumento da atividade do Vulcão de Colima".
Além disso, o governo de Colima enviou um helicóptero ao local para realizar voos de reconhecimento sobre o vulcão.
Com uma altitude de 3.820 metros acima do nível do mar, este vulcão é considerado um dos mais ativos do México, junto com o Popocatépetl, localizado no centro do país.