Mundo

Votação no estado-chave da Flórida ocorre com tranquilidade

Desde a primeira hora da manhã se registrava uma notável afluência nas urnas, com gente que inclusive fazia fila antes que amanhecesse


	Eleitores esperam na fila sob chuva para votar em São Petersburgo, na Flórida, reconhecida como um campo de batalha muito disputado
 (Edward Linsmier/Getty Images)

Eleitores esperam na fila sob chuva para votar em São Petersburgo, na Flórida, reconhecida como um campo de batalha muito disputado (Edward Linsmier/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 18h11.

Miami (EUA) - O processo de votação para as eleições nos Estados Unidos transcorria com fluência nesta terça-feira na Flórida, onde estão em jogo mais de 10% dos votos no Colégio Eleitoral que os candidatos presidenciais necessitam para chegar à Casa Branca.

''Tudo transcorre com normalidade e todo mundo sabe o que tem que fazer. Se alguém tem dúvidas, lhe guiamos passo a passo'', disse à Agência Efe uma funcionária de um centro eleitoral de Miami.

Desde a primeira hora da manhã se registrava uma notável afluência nas urnas, com gente que inclusive fazia fila antes que amanhecesse.

O sistema de votação ''funcionou bem e votei rapidamente'', contou à Efe minutos após depositar seu voto o cubano-americano Rolando García, que explicou que em eleições passadas votou nos democratas, mas desta vez tinha optado pelo candidato republicano, Mitt Romney.

''Romney é mais dinâmico nos negócios e o que o país precisa agora são postos de trabalho'', destacou García, que mora nos EUA há 24 anos.

Além disso, reconheceu que o democrata Barack Obama, que tenta a reeleição, ''não foi um presidente ruim'', mas ''vai seguir o caminho que traçou e isso não me convence''.

Na Flórida, onde os candidatos aparecem empatados nas enquetes, estão em jogo 29 votos no Colégio Eleitoral, mais de 10% dos necessários para chegar à Casa Branca.


Outro funcionário eleitoral comentou à Efe que até o momento não se registraram queixas sobre o funcionamento das máquinas para emitir votos ou no processo de votação, que transcorre com fluência, em parte graças à alta participação nas votações antecipadas.

Na memória de muitos estão os graves problemas registrados na Flórida em 2000, quando o sistema de votação fez com que levassem semanas para saber que George W. Bush tinha vencido Al Gore por 537 votos.

Ao contrário dessas eleições, o sistema atual de votação eletrônica e de scanner ótico de cédulas garante uma maior eficácia caso seja necessária uma nova apuração de votos.

Na Flórida, assim como em outros seis estados, os 11,7 milhões de eleitores registrados (13% deles hispânicos) têm que apresentar uma identificação com foto.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina