Mundo

Voos são cancelados e energia é cortada após tempestade em Portugal

Após a passagem da Leslie, 50 voos foram cancelados e mais de 15 mil casas ficaram sem fornecimento de energia elétrica no país europeu

Árvores caídas são vistas no bairro de Benfica, em Lisboa, após a passagem da tempestade Leslie (Rafael Marchante/Reuters)

Árvores caídas são vistas no bairro de Benfica, em Lisboa, após a passagem da tempestade Leslie (Rafael Marchante/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 10h29.

Lisboa - Cerca de 50 voos foram cancelados e mais de 15 mil casas ficaram sem fornecimento de energia elétrica em Portugal devido à passagem da tempestade tropical Leslie, que pode trazer ventos de até 190 km/h.

A tempestade obrigou o cancelamento de 29 voos nos aeroportos de Lisboa e Funchal (Madeira) e outros 12 no aeroporto do Porto.

Leslie, a pior tempestade tropical a castigar o país desde 1842, tocou terra na Península Ibérica nas proximidades de Figueira da Foz, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Lisboa, embora as autoridades portuguesas tenham mantido o alerta vermelho em 13 distritos do país.

O "agravamento" da situação devido à força de Leslie obrigou o cortar de fornecimento de energia elétrica para mais de 15 mil casas, segundo um porta-voz da EDP, a empresa distribuidora.

A maior parte dos afetados se encontram no distrito de Leiria e nos arredores de Lisboa, embora a empresa não descarte que os cortes sejam ampliados para outras áreas durante a madrugada.

Testemunhas falam grande destruição em Figueira da Foz, com queda de árvores e semáforos arrastados pelo vento que, segundo estimativas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, chegaram a 176 km/h.

Na cidade de Alcobaça, cerca de 50 pessoas foram retiradas de uma área de camping, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

Em Lisboa, foi interrompido o trânsito fluvial entre Trafaria, Porto Brandão e Belém, as duas margens do rio Tejo mais próximas ao mar.

Por enquanto não está previsto o fechamento das duas pontes que cruzam o Tejo para dar acesso por estrada a Lisboa, embora as autoridades não descartem recorrer a esta medida se a situação se complicar.

A Defesa Civil recomenda à população que evite transitar pelas ruas, embora Leslie "tenha perdido intensidade" nas últimas horas e sido rebaixado de sua categoria de furacão para tempestade tropical. EFE

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEuropaPortugal

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal