Mundo

Vice argentino é denunciado por mentir sobre patrimônio

Deputada apresentou denúncia de que o vice-presidente argentino, Amado Boudou, teria mentido sobre seu patrimônio em testemunho


	O vice-presidente da Argentina, Amado Boudou: Boudou sofre processo de corrupção
 (Jose Cabezas/AFP)

O vice-presidente da Argentina, Amado Boudou: Boudou sofre processo de corrupção (Jose Cabezas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 13h25.

Buenos Aires - Uma deputada da oposição apresentou nesta segunda-feira uma denúncia ao juiz do processo de corrupção que o vice-presidente argentino Amado Boudou sofre, de que ele teria mentido sobre seu patrimônio no testemunho.

Segundo a denúncia apresentada por Margarita Stolbizer, à qual a Agência Efe teve acesso, os dados sobre o patrimônio de Boudou em 2012 que estão nos autos da denominada causa Ciccone são diferentes da declaração juramentada pelo vice no final desse ano.

O documento indica que Boudou declarou sete cadernetas de poupança em pesos, dólares e euros e duas contas correntes em pesos em 2012, mas nos autos do processo legal, conduzido pelo juiz federal Ariel Lijo constam 13 contas de poupança em pesos, dólares e euros, 19 contas correntes em pesos e dólares, três contas à vista.

Stolbizer, deputada pela coalizão de centro-esquerda Frente Ampla Unem, solicitou ao juiz que "se averiguem os fatos denunciados, determinando suas modalidades e responsáveis".

A omissão maliciosa de informação na declaração jurada de um cargo público é punida na Argentina com entre 15 dias e dois anos de prisão e inabilitação especial perpétua.

O vice-presidente é acusado de ter aceitado 70% das ações da imprensa de papel-moeda Ciccone Calcográfica em 2010, quando era ministro da Economia, em troca de ajudar a empresa a suspender um pedido de falência solicitado pelo Fisco por causa de dívidas impositivas.

Além disso, Boudou foi intimado a depor na metade de julho em outra causa que investiga se adquiriu um veículo com documentação falsa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCorrupçãoEscândalosFraudespatrimonio-pessoalPolítica

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame