O presidente da Rússia, Vladimir Putin: embargo contra produtos agrícolas norte-americanos (Mikhail Klimentyev/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de agosto de 2014 às 18h48.
Washington - A porta-voz do governo dos EUA, Laura Lucas Magnuson, disse nesta quarta-feira que o decreto da Rússia banindo importações de produtos agrícolas norte-americanos vai servir apenas para aumentar ainda mais o isolamento russo do resto da comunidade internacional.
Para a Casa Branca, a retaliação contra empresas e países do Ocidente por causa das sanções impostas à Rússia só vai causar mais prejuízos à economia do país.
Ela destacou uma declaração do Banco Central russo que alertou para o aumento da inflação e a deterioração do poder de compra dos cidadãos se a importação de alimentos fosse proibida.
Segundo Magnuson, os EUA mais uma vez pedem que a Rússia ajude a controlar o conflito entre o governo e separatistas no leste da Ucrânia.
O apoio do governo de Vladimir Putin aos insurgentes foi o que motivou as sanções dos EUA e da União Europeia contra os russos.
A agência de notícias estatal RIA Novosti citou nesta quarta-feira a fala de um agente do governo russo que afirmou que a importação de todos os insumos agrícolas produzidos nos EUA seria banida.
De acordo com o Serviço Agrícola Internacional de Washington, as exportações agrícolas dos Estados Unidos para a Rússia somaram US$ 1,3 bilhões em 2013.