Mundo

Venezuela diz ter capturado 'um dos homens mais procurados da A.Latina'

Chefe do grupo criminoso 'Los Rastrojos, Diego Pérez Hainaut, conhecido como 'Diego Rastrojo', é um importante chefe narcoparamilitar colombiano

Prisão de traficante ocorreu em operação do Escritório Nacional Antidrogas (ONA)  (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

Prisão de traficante ocorreu em operação do Escritório Nacional Antidrogas (ONA) (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2012 às 20h31.

Caracas - O ministro do Interior da Venezuela, Tareck el-Aissami, informou neste domingo sobre a captura do paramilitar colombiano Diego Perez Henao, conhecido como 'Diego Rastrojo', em uma das ações 'mais significativas da história da Venezuela' contra o narcotráfico.

'Nesta manhã, conseguimos a captura efetiva do cidadão de nacionalidade colombiana Diego Pérez Hainaut, conhecido como 'Diego Rastrojo', um importante chefe narcoparamilitar colombiano e, além disso, chefe do grupo criminoso 'Los Rastrojos'', declarou o ministro à televisão estatal.

Aissami disse que a prisão ocorreu de madrugada no município Rojas, no estado de Barinas, com o apoio das autoridades colombianas e em uma operação coordenada pelo Escritório Nacional Antidrogas (ONA) da Venezuela. Segundo ele, 'Diego Rastrojo' foi levado a Caracas e se encontra 'sob estritas medidas de segurança'.

'Já estamos nos comunicando neste momento com autoridades da Colômbia para transmitir-lhes esta informação relevante e imediatamente colocar à disposição da Justiça colombiana este chefe criminoso do grupo 'Los Rastrojos'', assinalou o ministro.

De acordo com Tareck el-Aissami, Diego Pérez é procurado pela Justiça colombiana desde 2001 por seu amplo histórico criminoso que inclui 'centenas de vítimas, de desaparimentos, assassinatos e extorsões'.

O ministro venezuelano destacou que o traficante se transformou no terceiro na linha de poder de 'Los Rastrojos' e é 'um dos principais líderes' das chamadas Bacrim (bandas criminosas) com apoio dos irmãos Calle Serna.

'Foi capturado um dos homens mais procurados da América Latina. Não é qualquer chefe das máfias que capturamos na madrugada de hoje na Venezuela', ressaltou o ministro venezuelano. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame