Mundo

Uruguai começará a vacinar adultos de 18 a 70 anos contra covid-19

Vacinação acontecerá entre os dias 29 de março e 2 de abril

Vacinação no Uruguai: profissionais de saúde recebem primeira dose da Coronavac. (Mariana Greif/Reuters)

Vacinação no Uruguai: profissionais de saúde recebem primeira dose da Coronavac. (Mariana Greif/Reuters)

Depois de assumir o compromisso ousado de disponibilizar doses suficientes para vacinar mais do que o número de habitantes da sua população em poucos meses, o Uruguai anunciou que esgotou, em menos de uma hora, as cotas para vacinação de pessoas de 18 a 70 anos contra a covid-19.

Como a política internacional afeta os investimentos? Esteja preparado com as recomendações da EXAME Invest PRO

De acordo com o Ministério da Saúde Pública do Uruguai, foram abertas 170 mil vagas para vacinação entre os dias 29 de março e 2 de abril, período conhecido como a Semana do Turismo no país. No total, foram 750 mil inscritos que se registraram por meio de uma plataforma digital que, segundo o Ministério, ainda está recebendo registros e inserindo os inscritos em uma espécie de “fila virtual”.

Apesar da abertura excepcional de vagas para a população mais jovem, as autoridades afirmaram que continuarão o plano de imunização baseado na priorização de faixas etárias mais velhas.

Vacinação acelerada

O Uruguai foi o último país da América Latina a começar o processo de vacinação, no início do mês de março - dois meses após o restante do mundo. Apesar do atraso, o plano de imunização está em ritmo acelerado e o país afirmou ter ao menos 3,75 milhões de doses já compradas ( 2 milhões de doses da vacina da Pfizer e 1,75 milhão de doses da Coronavac).

A prioridade para o começo da vacinação no Uruguai foram os professores e profissionais de segurança, com a vacina da Sinovac. Desde 16 de março, o país também passou a imunizar pessoas de 50 a 70 anos.

Acompanhe tudo sobre:Uruguaivacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem