Mundo

Unica vê exportação de etanol despencar

Exportações deverão cair na temporada para o menor nível desde 2003/04

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - As exportações de etanol do Brasil deverão cair na temporada 2010/11 (abril/março) para o menor nível desde 2003/04, previu nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa as indústrias do centro-sul.

As exportações de etanol da região centro-sul, que responde por cerca de 90 por cento da produção de cana do Brasil, estão estimadas pela entidade em 1,8 bilhão de litros na nova safra, contra 2,75 bilhões em 2009/10, temporada encerrada oficialmente nesta quarta-feira.

Em 2008/09, as exportações do país somaram mais de 4,5 bilhões de litros, enquanto que em 2003/04 atingiram apenas cerca de 1 bilhão de litros,

Segundo a Unica, a menor projeção dos últimos sete anos para as exportações de etanol foi feita em função de uma paridade desfavorável para vendas externas, em meio a um câmbio que dificulta os negócios.

"O que pode mudar isso é a abertura, uma bolha de mercado nos Estados Unidos, muito mais pelo movimento de preços -- preços melhores nos EUA e menores no Brasil", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, em entrevista a jornalistas.

Mas, por ora, as previsões da associação são pouco otimistas.

A entidade prevê queda nas exportações para os EUA, que em 09/10 importaram pouco mais de 1 bilhão de litros, e redução nas vendas para a Índia, que importou 365 milhões de litros na safra que se encerra nesta quarta-feira.

"A Índia foi um importante mercado para o etanol. Voltando a produzir açúcar na Índia, aumenta a oferta do melaço, e eles voltam a ter produção (de etanol), o que reduz as exportações para a Índia", afirmou Pádua.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisComércio exteriorCommoditiesEnergiaEtanolExportações

Mais de Mundo

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Mais na Exame